A tradição reformista da educação brasileira é o tema da série de conferências que será promovida este ano pelo projeto Pensar a educação pensar o Brasil 1822–2022, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Os eventos são mensais e a série será aberta pelo professor da UFMG – e um dos coordenadores do projeto – Luciano Mendes de Faria Filho, que vai abordar “As retóricas das reformas”. O objetivo do seminário As reformas educacionais no Brasil: democratização e qualidade da escola pública é discutir os limites das reformas – criadas muitas vezes para resolver problemas diagnosticados por intelectuais e políticos – quando analisadas do ponto de vista de outros sujeitos que não os gestores e forças políticas que as apóiam. A série de oito conferências vai receber especialistas como Diana Gonçalves Vidal, da USP, e Ana Maria Bandeira Magaldi, da UERJ. Os eventos, gratuitos, serão realizados sempre das 19h às 21h30, no auditório da FaE, no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6627). Não é necessário fazer inscrições. A programação para todo o ano e outras informações estão no site do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil e podem ser obtidas também pelo telefone 3409-6167.