Quatro representantes da UFMG vão receber na segunda-feira, dia 21, em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência, entregue pelo governo de Minas como parte das comemorações do Dia da Inconfidência Mineira.
A diretora de Cooperação Institucional da UFMG, Maria Cecília Diniz Nogueira, e a professora emérita da Escola de Música, Sandra Loureiro de Freitas Reis, serão agraciadas com a Grande Medalha. O diretor adjunto do Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves, Ricardo Castanheira Pimenta Figueiredo, e o professor da Faculdade de Odontologia Ricardo Santiago Gomez vão receber a Medalha de Honra.
A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência será na segunda-feira, às 10h, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Este ano, a cerimônia também vai homenagear os 20 anos da Assembléia Nacional Constituinte, que resultou na atual Constituição Brasileira. A solenidade será presidida pelo governador Aécio Neves e terá como orador oficial o vice-presidente da República, José Alencar.
Criada em 1952, pelo então governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência é entregue sempre em 21 de abril a personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. Neste ano, serão agraciadas 250 pessoas.