Marcílio Lana, de Caracas (Venezuela) - A Conferência Regional para a Educação Superior (CRES 2008), que acontece na cidade colombiana de Cartagena das Índias, de 4 a 6 de junho, vai analisar os desafios e as oportunidades que se propõem à educação superior da região da América Latina e do Caribe diante os cenários da integração regional e da globalização. O tema central da Conferência é, certamente, o desafio de fazer da educação superior um bem público, um direito social e universal e avaliar seu papel estratégico nos processos de desenvolvimento sustentável dos países latino-americanos e caribenhos. Durante os três dias serão realizadas conferências, mesas-redondas e debates que vão colocar em pauta os cenários de mudança que poderiam orientar os esforços de atores, instituições e governos para a formulação de novas políticas regionais para a educação superior na América Latina e no Caribe. Os debates serão orientados por dez eixos temáticos. Consultores de toda a região foram contratados pelo Iesalc (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe), órgão da Unesco que responde, em conjunto com o Ministério da Educação da Colômbia, que responde pela organização da CRES 2008. Também apóiam o evento a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) e o Convênio Andrés Bello (CAB). Os países que patrocinam a CRES 2008 são Colômbia, Brasil, Venezuela, México e Espanha. O evento integra a agenda preparatória para a Conferência Mundial sobre a Educação Superior, que acontecerá no próximo ano, na França. Cenário O diagnóstico mostra como a educação superior sofreu a influência das mudanças políticas, sociais e econômicas transcorridas em cada país da América Latina e do Caribe. Na década de 80, por exemplo, todos esses países adotaram, entre outras medidas, o combate à inflação e o controle de gastos, diretrizes que provocaram grandes alterações nos sistemas de educação, a maioria delas provocando restrição ao acesso, redução da qualidade e da equidade. De acordo com a diretora do Iesalc e presidente da CRES 2008, Ana Lúcia Gazzola, a América Latina e o Caribe têm pela frente um dos seus maiores desafios: garantir que o conhecimento torne-se um bem público. Mas segundo Ana Lúcia Gazzola, em primeiro lugar é necessário examinar o contexto mundial e, ao mesmo tempo, avaliar como este cenário relaciona-se com os contextos locais de cada país. “Há variáveis e fatores importantes em níveis mundiais que têm impacto direto sobre as condições locais”, explica. O acesso ao conteúdo integral do documento Contexto global e regional da educação superior na América Latina e Caribe pode ser obtido por meio do site da CRES 2008, através do item de menu “Informação/documentos base”. As informações estão em espanhol.
O primeiro dos eixos-temáticos é sobre o contexto local e global da educação superior na América Latina e no Caribe. Uma pesquisa, coordenada pelo secretário de Educação do México, Axel Didriksson, deu origem ao documento Contexto global e regional da educação superior na América Latina e Caribe, que estabelece um panorama da educação superior dos países que integram a região e que têm sofrido grandes transformações nos últimos dez anos, desde que foi realizada a primeira CRES em Havana, em Cuba, em 1996.