Os cidadãos têm direito à educação e este direito deve ser assegurado pelo Estado, ao qual caberá a responsabilidade de adotar políticas que garantam e facilitem o acesso da população ao ensino. Por sua vez, a educação deve estar sempre associada ao conceito de qualidade. Este será o tema debatido pelo terceiro eixo temático da Conferência Regional para a Educação Superior (CRES 2008). Para a diretora do Iesalc (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe) e presidente da CRES 2008, Ana Lúcia Gazzola, não há outro caminho. “A qualidade deve ser estendida a todos os níveis do processo educacional”, avalia. Mas Ana Lúcia Gazzola não se dá por satisfeita com o conceito tradicional da qualidade, sobretudo quando está em questão a realidade da América Latina e do Caribe. “Pensar a qualidade no contexto de um país industrializado é bem diferente do que pensar sobre a qualidade na região da América Latina e Caribe. Nos países em desenvolvimento o conceito de qualidade deve trazer consigo a concepção de pertinência, assumindo, portanto, uma dimensão mais ampla: a de que, nas universidades, só existe qualidade com compromisso social”, determina. Compromisso social A CRES 2008 é realizada pelo Iesalc, organismo da Unesco, em parceria com o Ministério da Educação da Colômbia. Também apóiam o evento a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) e o Convênio Andrés Bello (CAB). Os países que patrocinam a CRES 2008 são Colômbia, Brasil, Venezuela, México e Espanha. O evento integra a agenda preparatória para a Conferência Mundial sobre a Educação Superior, que acontecerá no próximo ano, na França. O acesso ao conteúdo integral do documento Tendências da Educação Superior na América Latina pode ser obtido por meio do site da CRES 2008, através do item de menu “Informação/documentos base”.
“Qualidade e pertinência” são um dos dez temas debatidos durante a Conferência Regional para a Educação Superior (CRES 2008). As discussões e a elaboração de propostas terão como ponto de partida o documento “Qualidade, pertinência e responsabilidade social da universidade latino-americana e caribenha”, que traz uma análise sobre a responsabilidade social das instituições de acreditação e avaliação. A elaboração do documento foi coordenada por José Dias Sobrinho, doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Campinas.