Marcílio Lana, de Venezuela (Colômbia) - A Conferência Regional para a Educação Superior (CRES 2008), evento que acontece, entre 4 e 6 de junho, na cidade colombiana de Cartagena das Índias, vai trazer a tona um tema polêmico. Serão colocadas à mesa reflexões sobre a diversidade e a diversificação dos modelos educacionais adotados por instituições de ensino superior na América Latina e no Caribe. Os debates em torno eixo temático “Diversidade e diversificação” se darão a partir do documento proposto para a CRES 2008: Cenários de diversificação, diferenças e segmentação da Educação Superior na América Latina e Caribe, elaborado pelo uruguaio Jorge Landinelli, professor titular da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de República (UDELAR) do Uruguai. Diversidade e diferença O acesso ao conteúdo integral do documento Tendências da Educação Superior na América Latina pode ser obtido por meio do site da CRES 2008, através do item de menu “Informação/documentos base”. As informações estão publicadas em espanhol. Debate ampliado A Conferência é realizada pelo Iesalc, organismo da Unesco, em parceria com o Ministério da Educação da Colômbia. Também apóiam o evento a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) e o Convênio Andrés Bello (CAB). Os países que patrocinam a CRES 2008 são Colômbia, Brasil, Venezuela, México e Espanha. O evento integra a agenda preparatória para a Conferência Mundial sobre a Educação Superior, que acontecerá no próximo ano, na França.
“Inicialmente, é preciso fazer uma distinção entre diferença e diversidade. Todos os temas correlacionados à celebração da diversidade, sobretudo na América Latina e no Caribe, onde tantas identidades dialogam dentro e também entre os países, devem ser valorizados”, defende Ana Lúcia Gazzola, diretora do Iesalc (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe) e presidente da CRES 2008. Ela ressalta, ainda, que é preciso assegurar mais espaço para a diversidade. “Ao contrário da diferença, ela enriquece e integra a história e a cultura da região latino-americana e caribenha”, complementa.
Também estão programados, durante a Conferência, debates e reflexões sobre outros aspectos e características da educação superior na América Latina e no Caribe: o surgimento de novas instituições provedoras, como, por exemplo, a universidade corporativa; todas as formas de educação tecnológica, após o ensino médio, que não são consideradas, necessariamente, educação universitária; educação a distância, entre outros. “Todos esses módulos integram o cenário de novas realidades que necessitam ser analisadas para que se estabeleçam propostas concretas que permitam aos países da região avançar nesses campos”, avalia.