Universidade Federal de Minas Gerais

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Inclusão deve chegar a universidades

quinta-feira, 29 de maio de 2008, às 11h25

Cerca de 32% dos jovens latino-americanos e caribenhos, entre 20 e 24 anos, têm acesso ao ensino superior. A necessidade de abrir as portas do ensino superior debatida pelo quarto eixo temático da CRES 2008.

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, em 2005, relatório que denuncia que cerca de 50 mil pessoas morrem, diariamente, por conta de causas, físicas e mentais, decorrentes da pobreza. A condição de pobreza é entendida como falta de acesso (insuficiência e exclusão) a formas para satisfazer necessidades básicas do ser humano, como água potável, saneamento, saúde e seguridade.

Para a diretora do Unesco-Iesalc (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe), Ana Lúcia Gazzola, a desigualdade social é histórica e continua presente nos países da região. E, segundo ela, que preside a Conferência Regional para a Educação Superior (CRES 2008), que acontece, entre 4 e 6 de junho, na cidade colombiana de Cartagena das Índias, a exclusão também está presente no cenário ensino superior.

“A exclusão é uma doença social, que também se manifesta no sistema educativo, como em todos os campos da vida social. É preciso trabalhar para superar esta situação. A universidade não é a criadora da exclusão, mas é certo, lamentavelmente, tem contribuído para reforçar a exclusão. Esta situação tem que ser superada”, sentencia Ana Lúcia Gazzola.

Acesso desigual
Nos países da América Latina e Caribe, há mais excluídos do que incluídos no sistema educacional. São poucos, por exemplo, aqueles que têm acesso à educação superior de qualidade. Enquanto nos países industrializados cerca de 50% a 55% dos jovens, entre 20 e 24 anos, têm acesso ao ensino superior, na América Latina e no Caribe, este percentual é de 32% (2007).

“É preciso expandir, e muito, o acesso à universidade, mas esta expansão tem que se dar com qualidade e incluindo segmentos da sociedade que tradicionalmente têm ficado ausentes do ensino superior”, afirma Ana Gazzola.

A inclusão e a igualdade serão temas debatidos durante a Conferência Regional para a Educação Superior (CRES 2008). As reflexões se darão a partir do documento “Desigualdade, inclusão e equidade na educação superior na América Latina e no Caribe: tendências e cenário alternativo para 2012”, produzido a partir de uma série de debates coordenados pelo professor da Cátedra Unesco, Eduardo Aponte-Hernandéz, de Porto Rico.

O acesso ao conteúdo integral do documento Tendências da Educação Superior na América Latina pode ser obtido por meio do site da CRES 2008, através do item de menu “Informação/documentos base”. As informações estão em espanhol.

A Conferência é realizada pelo Iesalc, organismo da Unesco, em parceria com o Ministério da Educação da Colômbia. Também apóiam o evento a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) e o Convênio Andrés Bello (CAB). Os países que patrocinam a CRES 2008 são Colômbia, Brasil, Venezuela, México e Espanha. O evento integra a agenda preparatória para a Conferência Mundial sobre a Educação Superior, que acontecerá no próximo ano, na França.

OBS: Houve um engano e a matéria do quinto eixo foi publicada antes da matéria sobre o quarto eixo.

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