Lolybel Negrín, Caracas (Venezuela) É importante determinar como se dão os processos de credenciamento e avaliação das pós-graduações nos países, por várias razões, entre elas: a mobilidade de estudantes, o reconhecimento de títulos e certificados e a aceitação de créditos que o estudante obteve numa ou outra instituição em seu país ou fora de seu país. “Neste âmbito deve-se dar uma relação de confiança e não podemos ter confiança em nossos sistemas de Educação Superior se não conhecemos os instrumentos de credenciamento e avaliação”, assim expressou Ana Lúcia Gazzola, diretora do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc) e presidente da CRES 2008. Ana Lúcia Gazzola reconhece a importância de que exista um contato entre todas as pessoas e agências que manejam esses instrumentos de credenciamento e avaliação, e a esse respeito disse: “Nossa região tem uma rede chamada RIACES que está trabalhando com o Iesalc nesse estudo, que congrega 16 países hispano-americanos e Espanha, que é uma rede de instrumentos de credenciamento, da qual fazem parte os setores governamentais responsáveis por essa mudança e que trabalham sempre socializando informações práticas e experiências.” Sistemas de avaliação A coordenação da investigação que deu origem a uma publicação sobre este tema esteve a cargo da doutora Sueli Pires, pesquisadora de UNESCO-IESALC, e Maria José Lemaitre quem preside a Rede Ibero-americana para o Credenciamento da Qualidade da Educação Superior (RIACES) e é Vice-Presidenta da Rede Internacional para a Garantia da Qualidade da Educação Superior (INQAAHE). A CRES 2008 se realizará de 4 a 6 de junho, em Cartagena das Índias, Colômbia, ali se espera a participação de 3.500 delegados de América Latina, Caribe e Espanha, onde serão discutidos os 10 temas propostos para este encontro. Mais informações pelo site do evento. Tradução (espanhol para o português): Isabela Mazão
“Existem países na América Latina e Caribe que não têm nem uma agência de credenciamento ou avaliação, por exemplo, Bolívia, que está implementando agora uma agência de credenciamento, através de um trabalho feito pelo Iesalc, com o apoio das agências brasileiras, por pedido da ministra da Bolívia. Sabemos que temos que criar sistemas de credenciamento em todos os países e em um segundo momento, paralelamente, procurar a interação entre esses sistemas para que se possa pensar num credenciamento que tenha valor”, pontuou.