A disciplina Inglês Instrumental 1, oferecida como eletiva pela Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, na modalidade a distância, realiza neste sábado, dia 21, o segundo e último encontro presencial. De 14h às 16h, os 900 alunos da disciplina vão se concentrar no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha, para a avaliação final.
A disciplina é a primeira experiência de formação de uma equipe docente na UFMG, no âmbito do Reuni, programa do Ministério da Educação para expansão e reestruturação das universidades federais. A equipe docente tem a coordenação de um professor e utiliza alunos de graduação e pós-graduação na orientação e solução de dúvidas específicas dos estudantes.
A professora Júnia Braga, coordenadora pedagógica de Inglês Instrumental 1, avaliou positivamente a iniciativa. “Recebemos um ótimo retorno dos alunos e percebemos seu desenvolvimento na leitura do idioma. A disciplina vai ser novamente ofertada no próximo semestre pela Faculdade de Letras, assim como o segundo nível do curso”, afirma.
O plano didático foi desenvolvido de forma a permitir o estudo individual e autônomo do aluno, no horário mais conveniente a ele. Os estudantes podem ter acesso ao material via internet e CD-ROM, além do apoio de monitores. Os alunos poderão usar os créditos para integralização da formação livre requerida na grade curricular de seu curso ou solicitar o registro da atividade no histórico escolar.