Universidade Federal de Minas Gerais

cartaz festival3.jpg

Guimarães Rosa é lembrado no 40º Festival de Inverno da UFMG

sexta-feira, 27 de junho de 2008, às 11h08

A programação cultural da 40ª edição do Festival de Inverno da UFMG, que será realizada entre 13 e 26 de julho, em Diamantina, não se esqueceu do centenário de nascimento de Guimarães Rosa. A peça O amor no Grande Sertão, monólogo com o autor João Bosco Alves, e o show musical Rosas para o João, nas vozes de Renato Motha e Patrícia Lobato, são baseados na obra do escritor mineiro de Cordisburgo.

O amor no Grande Sertão, que será representada no dia 15 de julho, é uma adaptação da obra Grande sertão:veredas. O texto, que reúne os trechos do livro relacionados ao amor, é de Ana Leonel Queiroz, também diretora e dramaturga da peça, além de esposa de João Bosco Alves. De acordo com o ator do monólogo, o espetáculo privilegia o texto e a interpretação, por isso a cenografia e o figurino são simples. João Bosco ganhou o Prêmio Usiminas Sinparc de melhor ator no ano passado, por sua atuação na peça como o jagunço Riobaldo.

Apresentado em 20 de julho, o show Rosas para João traz canções de Renato Motha, também baseadas no livro Grande sertão:veredas. “É uma adaptação mais livre. As canções contêm uma palavra ou uma frase marcante da obra, como Djanira, que é um nome de flor e de mulher”, explica Patrícia Lobato, que canta ao lado de Renato Motha no espetáculo. A cantora destaca que as letras inspiradas na obra de Rosa ganham profundidade e consistência diferenciada. No repertório, está a canção Hai-kai balão, premiada no Festival da Cultura 2005.


capa cd rosas joao.bmp
Capa do CD Rosas para João

O show Rosas para João tem o mesmo nome do CD da dupla, que será lançado no fim de julho. No CD, a dupla faz parcerias com Vander Lee, Fernando Brant, Wanderley Timoteo e Walter Braga.

A programação cultural completa da 40ª edição do Festival de Inverno da UFMG estará disponível em breve no site do evento.