Paulo Cerqueira |
Reitores e assessores de relações internacionais participam hoje e amanhã, na Reitoria da UFMG, de encontro da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu. O objetivo da reunião é preparar e entidade para a Conferência Mundial sobre Educação Superior, que será realizada no próximo ano, na França, e discutir temas como a mobilidade de estudantes e professores entre os países-membros. O Grupo Montevidéu é formado por instituições de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. O Conselho de Reitores da associação ouviu hoje de Ana Lucia Gazzola, diretora do Iesalc/Unesco, um relato sobre os resultados da Conferência Regional sobre Educação Superior, realizada em junho na Colômbia. Os assessores de relações internacionais, por sua vez, discutiram assuntos como a distribuição de vagas e áreas para os programas de intercâmbio estudantil do próximo ano. Nesta terça-feira, as conversas devem girar em torno do funcionamento dos comitês acadêmicos e núcleos disciplinares, instâncias de debates entre docentes, e do programa de mobilidade de professores entre as instituições. Está previsto também o exame de propostas para a entrada de novos membros. Este é um mais um encontro regular do Grupo Montevidéu – são geralmente dois ou três por ano, realizados na capital uruguaia, onde o grupo foi fundado. A promoção desta edição em Belo Horizonte partiu de um convite da UFMG. “Oferecemos o evento como forma de mostrar a Universidade e estreitar as relações com as outras instituições”, diz a diretora de Relações Internacionais da UFMG, Eliana Dutra.