As atividades da Mostra de Trabalhos do Curso de Graduação em Teatro, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, programadas para julho começaram ontem e vão até o dia 7. Professores e alunos de diversos períodos são responsáveis pelo evento e o público também é convidado a participar das oficinas. Toda a programação é gratuita.
Ontem, foi realizada a aula aberta Improvisação I. (Tudo Mudo), da professora Rita Gusmão. Hoje a mostra vai apresentar a Oficina de Consciência do Movimento e a Oficina de Improvisação Corporal, com a professora Tânia Mara Silva Meirelles, às 13h30 e às 16h, respectivamente; e Estudos Corporais A, com a professora Mônica Medeiros, às 14h. As atividades acontecem no prédio da Graduação em Teatro da EBA.
Amanhã, a programação fica por conta da professora Ana Haddad, com a aula aberta Improvisação Vocal e Musical – Apresentação de trilhas sonoras para curtas de Animação, às 14h, também no prédio de Teatro da EBA.
No dia 7 de julho, será apresentadado o ensaio aberto da peça Labirinto, às 20h30, no Galpão do Trampulim (R, professor Tavares Paes, 166, Jardim América). Dirigida por Tiago Mafra, Labirinto sugere um dilema: é a gama de possibilidades de escolhas e as indecisões diante das possibilidades. Medo, angústia, prazer e coragem tornam-se estímulos para que elas queiram agir . O risco e o riso andam lado a lado. As atrizes Adriana Morales e Poliana Tuchia, criadoras do espetáculo, basearam-se na pesquisa da canadense Sue Morrinson, O clown através da máscara, e utiliza recursos da linguagem circense, especificamente as técnicas aéreas e o palhaço. A improvisação é elemento fundamental, atuando como fator transformador da cena. Uma estrutura de 7 metros de altura serve de suporte para todo o desenvolvimento da trama. A produção, a iluminação e a cenografia é do Grupo Trampulim.
A Mostra de Trabalhos do Curso de Graduação em Teatro também tem atividades programadas para todo o mês de agosto. A programação completa está disponível no site da EBA.