Universidade Federal de Minas Gerais

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MEC realiza seminário do Reuni em Belo Horizonte

quinta-feira, 10 de julho de 2008, às 7h58

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) realiza, hoje e amanhã, dias 10 e 11 de julho, em Belo Horizonte, o IV Seminário Nacional Licenciaturas Presenciais Diurnas, Noturnas e com Educação à Distância: Respostas às Demandas de Formação de Professores. No evento, serão discutidos programas, projetos e ações federais para atender à demanda de formação de professores, no âmbito do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O terceiro seminário nacional foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, em maio de 2008. O evento discutiu a reestruturação e os impactos administrativos do Reuni.

Participação
Na abertura do IV seminário, estão previstas as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad, do secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota, e do reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena, que também vai coordenar mesa-redonda sobre as ações federais para formação de professores.

O evento é destinado a secretários e diretores de Educação Superior, Básica, à Distância, Profissional e Tecnológica; a reitores, pró-reitores, coordenadores de cursos de licenciatura e interlocutores institucionais das universidades federais vinculadas ao Reuni. São esperados cerca de 300 participantes.

De acordo com a assessora especial da UFMG para o Reuni, professora Ana Starling, o seminário é realizado para informar e capacitar dirigentes e professores das universidades vinculadas ao programa de expansão.

Temáticas
A mesas-redondas do seminário estão dividas em três temas. O primeiro é Estado Atual e Novas Demandas de Inovação e Eficiência da Formação de Professores. O segundo tema, discutido na tarde do dia 10 de julho, será Estratégias de Integração, Flexibilidade, Dinâmica e Racionalidade na Formação de Professores: Interfaces entre Programa Reuni, Ensino à Distância, Ensino Técnico e Ensino Básico. No tema 2, participa a professora da UFMG Antônia Arruda Aranha, na mesa Novos formatos e novos instrumentos de integração: modelos inter-institucionais, intermodais e interdisciplinares de formação de professores, como estratégia de integração espacial, desenvolvimento local e inclusão social.

Amparo Legal e Novos Instrumentos e Modelos de Gestão Acadêmico-Administrativa Integrada para a Formação de Professores: Reuni, Ensino Tecnológico e Universidade Aberta do Brasil (UAB) é o tema 3, que será discutido na manhã de 11 de julho. Ângela de Freitas Dalben, professora da UFMG e atual pró-reitora de Extensão, participa da mesa-redonda Possibilidades, modelos e experiências de gestão acadêmico-administrativa e inter-institucional integrada.

No último dia, à tarde, os participantes serão divididos em três grupos de trabalho, correspondentes aos eixos temáticos. Os professores da UFMG Ricardo Augusto de Souza e Maria do Carmo Villa participam da coordenação de dois deles.

A atividade final do evento é a reunião dos resultados e conclusões dos grupos de trabalho, em reunião plenária.

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