Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
Casa_Gloria_Foca.jpg
Casa da Glória recebe eventos do Festival da UFMG

Cinema, teatro e música são as atrações culturais do Festival de Inverno nesta terça

terça-feira, 15 de julho de 2008, às 8h34

A programação cultural desta terça-feira, dia 15, do Festival de Inverno da UFMG será aberta com a mostra do programa Dango Balango, às 18h, no anfiteatro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Dango Balango é uma produção de vídeos infantis da Rede Minas com bonecos criados pelo Grupo Giramundo. O programa é dirigido por José Adolfo Moura, um dos criadores do Festival de Inverno da UFMG.

Às 18h30, ocorre a mesa-redonda Tecnologia em Audiovisual, com César Piva, Helder Quiroga e Rodrigo Minelli. A discussão é pautada por questões como as transformações no audiovisual e os impactos para os contextos social e político. O debate será realizado no auditório do Instituto Casa da Glória.

A partir de 19h, os participantes do Festival podem conferir a apresentação do espetáculo Androgena de Minas, da companhia hispânico-suíça Buissonnière. Dirigida por Cisco Aznar, o grupo trabalha com elementos de dança, música, teatro, vídeo e canto. Androgena de Minas será apresentado em duas sessões, uma às 19h e outra às 22h, no teatro do Instituto Casa da Glória .

Rosa
Para os fãs de Guimarães Rosa, o segundo dia de apresentações traz a montagem O amor no grande sertão. A peça é uma adaptação do romance Grande Sertão: Veredas e aborda o dilema de Riobaldo, que se apaixona pelo jagunço Diadorim. A peça será apresentada no Clube Acayaca, às 19h. No mesmo horário, haverá exibição do documentário 40 invernos no adro da igreja Nossa Senhora do Rosário. O documentário, dirigido por Evandro Lemos e SérgioVilaça, reúne as memórias de 40 anos de Festival de Inverno da UFMG.

Às 19h30, serão exibidos filmes da Retrospectiva Videobrasil, no auditório da Casa da Glória. Entre os vídeos da mostra estão Marly Normal, de Fernando Meirelles e Marcelo Machado, Eletricidade, de Alfredo Nagib e Jayme Romo Jr., e Vídeo Noir, de Eduardo Oinegue, Geni Fukuta, Luiz CláudioLins e Renato Delmanto.

A parte musical do evento conta com duas apresentações. A primeira é a palestra musical Viola Brasileira - Do pacto com o capeta às salas de concerto, de Paulo Freire. O artista vai tocar viola e contar casos relacionados à história do instrumento e sua relação com o sertão. O evento está marcado para às 20h, no anfiteatro da UFVJM. A outra atividade musical da noite é o show da banda Diapasão, de Belo Horizonte. O grupo possui repertório próprio, com influências de jazz, música erudita, ritmos afros e latinos e vai se apresentar no auditório do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita.

(Agência de Notícias do Festival)