Universidade Federal de Minas Gerais

Blackbook - Cirurgia.jpg

Manual de cirurgia produzido por especialistas da UFMG é sucesso editorial

sexta-feira, 8 de agosto de 2008, às 16h08

O Blackbook Cirurgia, que tem como autores os professores Andy Petroianu, Marcello Eller Miranda e Reynaldo Gomes de Oliveira, da Faculdade de Medicina da UFMG, foi lançado em julho e já vendeu mais de 3000 exemplares. O livro é um manual de consulta rápida para cirurgiões, residentes, médicos e estudantes, e é útil também para outros profissionais de saúde. Segundo os autores, a publicação é inédita, sobretudo porque contém ilustração farta e pormenorizada dos procedimentos, descritos na forma de passo-a-passo e incluindo orientações de médicos renomados.

O manual é dividido em duas partes. A primeira, sobre drogas e medicamentos, traz 74 grupos de medicamentos e 5.114 apresentações, contendo formas de uso e alertas sobre efeitos colaterais, entre outros aspectos. A segunda parte aborda a terapêutica cirúrgica, avaliação e tratamento clínico do paciente, materiais médico-hospitalares, além de outros pontos.

Terceiro volume da série Blackbook, Cirurgia vem depois de Pediatria e Clínica Médica. Os livros podem ser obtidos pelo site www.blackbook.com.br, que explica que blackbook é o nome que se dava, nas primeiras décadas do século 20, às cadernetas nas quais os médicos faziam suas anotações.

(Com Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG)