O Projeto Mala de Leitura, desenvolvido pela Escola de Ensino Fundamental do Centro Pedagógico (CP) da UFMG e pelas professoras Mirian Chaves Carneiro, Mônica Dayrell e Narriman Conde, comemora dez anos de existência com uma série de atividades, marcadas para o dia 29 de agosto. Nessa data, vai ser realizado o I Colóquio Mala de Leitura da UFMG, com o tema Dez anos com você! Sua história com muitas histórias!, no teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Entre as atrações programadas, estão a palestra Políticas Públicas de incentivo à leitura: perspectivas e desafios e as mesas-redondas Trilhas e memórias e O contador de histórias e suas histórias. Essas atividades vão contar com a participação de professores e coordenadores de projetos da UFMG, além de profissionais de outras instituições, ligados a essa área de conhecimento. Reflexão “Além de celebrar o aniversário do projeto, o objetivo do evento é resgatar a história produzida durante esse percurso de dez anos, além de criar um espaço de reflexão sobre como esse projeto de extensão da universidade criou condições de interação entre a comunidade de formação de leitores e a comunidade pública”, explica a professora Mônica Dayrell, uma das idealizadoras do Mala de Leitura. A taxa de inscrição no I Colóquio é de R$ 10 para estudantes e R$ 20 para profissionais. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira29 de agosto. O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie). Mais informações pelo telefone (31) 3409-5172. Clique aqui para se inscrever e conferir a programação. Mala de Leitura
As atividades do projeto são realizadas em escolas das redes de ensino municipal e estadual, creches e bibliotecas comunitárias, e consistem no compartilhamento de livros, histórias, opiniões e o próprio prazer da leitura. Em contato com os jovens e professores, a equipe do Mala de Leitura narra histórias. Logo após, o acervo das malas que acompanham o grupo é explorado pelas crianças e educadores.
O projeto surgiu das práticas de leitura realizadas com alunos dos primeiros anos de escolarização do Centro Pedagógico e das reflexões e estudos realizados pela equipe do projeto. Apoiadas pela Proex, as atividades foram iniciadas em 1997, com o objetivo de promover o contato de crianças e adolescentes com os livros de literatura, além de enriquecer a formação dos professores da educação infantil e do ensino fundamental e proporcionar a reflexão sobre políticas públicas de incentivo à leitura.