Universidade Federal de Minas Gerais

Filipe Chaves
DSC_5611.JPG
Túnel de vento da UFMG instalado no CPH

Túnel de vento da UFMG está concluído

sexta-feira, 26 de setembro de 2008, às 11h23

O túnel de vento elaborado pela UFMG, segundo maior do país, está finalizado e foi instalado, provisoriamente, no Centro de Pesquisas Hidráulicas e Recursos Hídricos (CPH) da Universidade, na última semana.

A montagem do equipamento foi realizada para avaliação da estrutura, já que as peças foram fabricadas separadamente. O túnel entrará em funcionamento quando seguir para seu destino final, um complexo que será construído no quarteirão dez do campus Pampulha – região do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) – e que abrigará também vários laboratórios dos cursos de engenharia.

O dispositivo, que tem em torno de 25 metros de comprimento, 15 de largura, 6 de altura e pesa 15 toneladas, será usado no curso de Engenharia Aeroespacial, que será ofertado pela UFMG em 2009, embora tenha aplicação em diversas outras áreas de pesquisa.

O equipamento tem motor de 485 cavalos e é capaz de gerar ventos de mais de 400 quilômetros por hora para avaliação de aspectos aerodinâmicos de um corpo, como as forças que atuam sobre ele.

O túnel da UFMG perde apenas para o equipamento do Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos, de 1600 cavalos de potência. A concretização do projeto foi possível por meio de recursos viabilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

DSC_5620.JPG