Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
Pierre_Weil_foto.JPG
O psicólogo e educador Pierre Weil

Missa de sétimo dia pela morte de Pierre Weil será celebrada hoje

quinta-feira, 16 de outubro de 2008, às 7h35

A missa de sétimo dia do professor emérito da UFMG e fundador da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), Pierre Weil, será realizada hoje, 16 de outubro, às 20h, no Colégio Arnaldo, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Psicólogo e educador, Weil morreu aos 84 anos em Brasília, na noite do dia 8, por falência de órgãos.

Para o professor Orestes Diniz Neto, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, amigo e colega de Weil, todos os psicólogos têm uma dívida de gratidão e reconhecimento com o estudioso, responsável pela introdução do psicodrama no Brasil, na década de 1960. “Weil foi uma figura emblemática da psicologia que veio para o país para permanecer por três meses, se apaixonou pelo Brasil e ficou por toda a vida. Ele é autor de 40 livros e de inúmeros artigos publicados, além de pesquisas traduzidas para sete idiomas”, afirma.

De origem francesa, Pierre Weil era doutor em psicologia pela Universidade de Paris e vivia no Brasil há 60 anos. Entre 1958 a 1969, atuou como professor de Psicologia Social, Industrial e Transpessoal no Departamento de Psicologia da Fafich.

Em 1987, Weil mudou-se para Brasília, onde fundou a Unipaz. Lá, desenvolveu o seminário A Arte de Viver em Paz, que apresentou um novo modelo e método de educação, baseado numa visão holística. Por seu trabalho, foi premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2001 e 2002.

Clique aqui para saber mais sobre Pierre Weil.