O trio formado por Fausto Borém (contrabaixo), Heloísa Feichas (piano) e Rita Medeiros (canto), todos professores da UFMG, apresenta hoje, na Escola de Música da Universidade, prévia do recital que eles preparam para o Congresso Mundial de Contrabaixistas Bass 2008, na França e na Inglaterra. As apresentações na Europa acontecerão no dia 30 deste mês, no Conservatório Superior de Música de Paris, e no dia 7 de novembro, na Saint Olave Chapel, em Londres. Na UFMG, a apresentação acontece no Auditório Fernando de Mello Vianna, às 20h30, com entrada franca. Todas as obras do concerto foram compostas ou arranjadas por Fausto Borém. O repertório combina música erudita e popular, além de proporcionar aos ouvintes diversas estréias. O lado cômico aparece na versão teatral e ecologicamente correta de Atirei o pau no gato, de Ernst Mahle, com texto traduzido para o inglês. Bossa nova e Cecília Meireles Em Surdina, Cecília Meireles recorre a imagens da chuva e um piano ao longe para revisitar vivências da natureza humana. Nas Bachianas brasileiras, Villa-Lobos combina o contraponto de Bach com gêneros brasileiros como a seresta, no conhecido primeiro movimento que é a "Ária" e no pouco tocado segundo movimento, o "Martelo", vibrante em sua rítmica inspirada no repente nordestino. A faceta mais vanguardista do concerto está nas pinceladas atonais e leves de Le colibri, cantada em francês. A didactics of the invention, terceiro prêmio no Concurso Nacional de Composição para Contrababaixo, inspirada no poema concreto-regionalista homônimo de Manoel de Barros, será cantada em inglês. Também em Paris, nos dias 2 e 3 de novembro, Fausto Borém estréia o octeto Sinfonia piccola, do compositor alemão Bertold Hummel, e o dodecateto Lamento, de Emil Tabakov. (Com Setor de Divulgação da Escola de Música da UFMG)
O sotaque do baixo popular está representado pela homenagem à bossa-nova nas Variações sobre Wave de Jobim, no arranjo jazzístico da pouco conhecida e complexa Sol e chuva, de Edu Lobo e Chico Buarque, na versão nostálgica da Valsa declamada, de Mignone, e no Sunset blues, com letra também em inglês. Imitações dos instrumentos típicos do baião (sanfona, triângulo e zabumba) aparecem na Dança nordestina, de Santino Parpinelli.