Cabeças Cortadas é a atração desta terça-feira, 25, do Cine 0800 da UFMG. Dirigido por Glauber Rocha, o filme, de 1970, segundo o próprio cineasta, é um libelo contra as ditaduras. "Trato de um personagem", afirmou Glauber, à época, "que seria o encontro apocalíptico de Perón com Franco, nas ruínas da civilização latino-americana. Filmei nas pedras de Cadaqués, onde Buñuel filmou L'Age d'Or. A Espanha é a Bahia da Europa. Cabeças Cortadas desmonta todos os esquemas dramáticos do teatro e do cinema. O cinema do futuro será som, luz, delírio, aquela linha interrompida desde L'Age d'Or. Com duração de 95 minutos, o filme será exibido no auditório da Biblioteca Central, localizada no campus Pampulha da UFMG. O Cine 0800 é uma realização do Projeto República, da Diretoria de Ação Cultural e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Universidade. Conheça fragmento de análise da obra, feita por Raquel Gerber: "(. . .) Glauber Rocha fala da história da América Latina, de Perón, dos ibéricos, mouros e cristãos, mostrando a Espanha como uma ruína, como um louco que na hora de morrer reestabelece a monarquia. Fala de Perón, de Franco, Batista, desses ditadores que se exilam na Espanha, mas constrói um sonho, materializando o inconsciente em sons-imagens. E quando o inconsciente, o sonho, irrompe na realidade ele é como uma máquina estranha àquela realidade. Para Glauber, como disse André Breton, “a metáfora tem a capacidade de esculpir o espaço do real, no caos da razão”. Uma cabeça grega, a cabeça de uma civilização, a greco-romana - cristã, apareceu na lama, cortada.
Glauber constrói uma hipérbole. Em cima das palavras-título Cabezas Cortadas, aparece uma imagem formando figura de linguagem audiovisual. A cabeça é uma cabeça cortada de uma estátua grega. É dentro da cabeça que se cria tudo, a ciência, o raciocínio. Cortar as cabeças. Cortar as amarras da razão, do conhecimento racional, do positivismo, para compreender. Corte no pensamento racionalista. A oposição paixão-razão." (In: Morte do Patriarcado (política e ética. Raquel Gerber em Filme e Cultura n. 34 Rio de Janeiro jan./fev./mar. 1980, p. 36)