A Confesso Cia. de Teatro, formada por alunos e ex-alunos da UFMG, apresenta nesta quarta, 26, no Aglomerado da Serra, junto com a Organização Caça Contos, a peça infantil A viagem de Clara – Em busca de eu perdido. A apresentação é gratuita e integra parceria com o projeto Criança Esperança. O mesmo espetáculo estará entre 5 e 7 de dezembro no Palácio das Artes. O espetáculo começa às 15h30. A peça tem direção e dramaturgia de André Ferraz. O elenco é formado por Jéssica Azevedo, Clarisse Elias, Aksan Lindenberg, Luiz Gonzaga Oliveira e Michelle Braga. A encenação conta ainda com os músicos Germán Milich e Marcílio Rosa. O espetáculo conta a história de Clara, menina que deseja ser outra pessoa. Antes de realizar seu pedido, o Mestre dos Desejos a envia a uma fantástica viagem de autoconhecimento, dentro de seu próprio corpo. Passando pelo estômago, intestino, sistema sangüíneo, coração e cérebro, A viagem de Clara é um musical contemporâneo com temas relevantes para as crianças de hoje. Pesquisa A Confesso Cia. de Teatro surgiu a partir de oficinas e montagens teatrais no Centro Cultural UFMG com pesquisas em criação coletiva, ação física e teatro infantil. A companhia tem em seu currículo os espetáculos Para além do jardim (adaptação de O jardim das cerejeiras, de Tchékhov) e Confesso! (criação coletiva do grupo). A Organização Caça Contos surgiu com integrantes do Oficinão Galpão Cine Horto 2004, que se uniram para pesquisar sobre o teatro infantil, suas linguagens e repercussões sociais em área de pouco contato com o teatro. Mais informações no site da Confesso Cia. De Teatro.
O espetáculo também é resultado prático de pesquisa sobre atuação no teatro infantil realizada pelo diretor André Ferraz no Mestrado em Artes da UFMG – Linha de Artes Cênicas. O grupo pesquisou formas de criação através de alguns procedimentos da Análise Ativa, método elaborado por Constantin Stanislavski no final de sua vida, que trabalha com improvisações acerca das circunstâncias dadas no enredo, levando o ator a criar ações físicas para a história antes mesmo do contato com o texto.