Universidade Federal de Minas Gerais

Filme_Cinderelas.JPG

Diretor Joel Zito Araújo exibe e discute novo filme na Fafich

quinta-feira, 27 de novembro de 2008, às 8h05

O programa Conexões de Saberes da UFMG traz a Belo Horizonte o cineasta Joel Zito Araújo, diretor de A Negação do Brasil (vencedor do festival É Tudo Verdade em 2001) e Filhas do Vento (8 kikitos no Festival de Gramado de 2005). Ele apresentará e discutirá seu mais recente filme, Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, que recebeu, neste mês, menção honrosa no X Festival Internacional de Cinema de Brasília.

A exibição do filme e o debate serão nesta quinta-feira, dia 27, às 17h, no auditório Professor Baesse, 4º andar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627). A entrada é franca. O evento integra uma série de atividades promovidas pelo Conexões de Saberes no mês da Consciência Negra.

“Joel Zito enfoca a questão racial no Brasil, assunto que se tornou tabu em nossa sociedade. Neste momento em que as universidades discutem democratização, cotas sociais e raciais, é muito importante recebê-lo na UFMG”, afirma Cláudia Mayorga, professora do Departamento de Psicologia e coordenadora do Programa Conexões de Saberes na UFMG.

Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado aborda o universo da exploração sexual e do tráfico internacional de jovens mulheres brasileiras, e vai do Nordeste do país à capital da Alemanha, Berlim.

O programa
O Conexões de Saberes é um programa de extensão que atua em duas frentes prioritárias: aproximar as instituições públicas de ensino das comunidades populares, movimentos sociais e escolas públicas e melhorar as condições para a permanência dos estudantes de origem popular nas universidades federais.