Universidade Federal de Minas Gerais

Reitoria esclarece questionamentos levantados por jornal mineiro

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009, às 23h30

Desde o início de janeiro de 2009, a UFMG vem sendo alvo de reportagens do jornal Estado de Minas que abordam a relação entre a Universidade e sua fundação de apoio. Inicialmente, a Reitoria, adotando postura que sempre marcou a história e a tradição dessa Universidade, colocou-se à disposição da reportagem do referido jornal para esclarecer todas as questões, o que demandou da administração da UFMG a concessão de longas entrevistas, que, no seu todo, superaram mais de cinco horas de duração.

Apesar dessa conduta respeitosa, desta administração e também de ex-reitores, para com o Estado de Minas, as notícias publicadas invariavelmente deturparam as informações prestadas e omitiram dados e fatos de extrema relevância para a compreensão da questão abordada.

Em 29 de janeiro de 2009, a reportagem do jornal procurou novamente, através do Centro de Comunicação da Universidade, a Reitoria. Em razão do comportamento adotado pelo jornal em outras ocasiões, a Reitoria optou por não responder, uma vez que qualquer manifestação da UFMG seria muito provavelmente distorcida.

Lamentavelmente, o Estado de Minas publicou neste domingo, dia 1 de fevereiro de 2009, reportagem que enseja as duas notas que, ora, divulgamos para a Comunidade da UFMG e a sociedade.

Hangar da UFMG

Projetos arquitetônicos (republicada)


Belo Horizonte, 2 de fevereiro de 2009.

Ronaldo Tadêu Pena
Reitor

Heloisa Maria Murgel Starling
Vice-Reitora