Universidade Federal de Minas Gerais

Bethania.jpg

Maria Bethânia abre série Sentimentos do Mundo 2009 da UFMG

terça-feira, 17 de março de 2009, às 8h04

A voz da cantora Maria Bethânia dará vida a textos de diversos autores na série Sentimentos do Mundo, promovida pela UFMG, hoje, 17 de março. Para quem a conhece somente como cantora, o evento será uma oportunidade para mostrar a relação que a artista mantém com os textos literários: durante as citações, Maria Bethânia edita, emenda, recorta, enfim, reescreve cada fragmento de texto que a encanta. A artista abrirá a terceira edição do Sentimentos do Mundo, às 11h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627).

A artista ainda não definiu o repertório e os autores que irá ler. A expectativa é que ela leia autores como Fernando Pessoa, Clarice Lispector (que chegou a escrever textos especialmente para a leitura de Maria Bethânia), Mário de Andrade, Guimarães Rosa, padre Antonio Vieira e da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, que definiu o modo como Bethânia pronuncia os textos de “murmúrio encantatório”.

Para apresentar a artista e a modalidade do “murmúrio encantatório” foi convidada, para a abertura do evento, a escritora Lúcia Castello Branco, professora da Faculdade de Letras da UFMG, que há cerca de três anos vem desenvolvendo trabalhos, inclusive a realização de filmes, com Maria Bethânia.

O Ciclo de palestras Sentimentos do Mundo teve início em 2007, quando a UFMG celebrou seus 80 anos. O objetivo é promover conferências com renomados intelectuais e pesquisadores internacionais, reconhecidos pela relevante contribuição à área na qual atuam.

Lançamentos
O evento será aberto à comunidade. O auditório da Reitoria possui capacidade para 300 pessoas e será ocupado por ordem de chegada. Haverá telões transmitindo o evento ao vivo no hall e no mezanino da Reitoria da UFMG.

Antes da apresentação de Maria Bethânia, haverá lançamento de livro e DVD da série Sentimentos do Mundo.

Saiba mais:
Cantora de leitura