O auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação (FaE), receberá a pesquisadora e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Cláudia Vóvio para a conferência de abertura do Ceale Debate 2009. O evento acontecerá nesta terça-feira, dia 24, às 19h30, e terá como tema Escolarização e alfabetização: processos de aprendizagem e a interação de jovens e adultos pouco ou não escolarizados no meio digital. O Ceale Debate é promovido, desde 1994, pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG. O evento é voltado para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação e visa apresentar e discutir estudos e pesquisas já concluídas ou em andamento que possam subsidiar a ação de profissionais envolvidos no ensino da leitura e da escrita. As conferências são gratuitas e não há necessidade inscrição prévia. É possível também acompanhá-las, tempo real, pela Rádio FaE. Escolarização e informática
Cláudia Vóvio discutirá como os 800 milhões de usuários diários se interagem no ambiente da Internet. Ela irá apresentar também os resultados da pesquisa que realizou, em 2007 e 2008, no núcleo Novas Linguagens e Modelos de Interação do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. O objetivo do estudo era entender como as pessoas se relacionavam com os meios digitais, que são claramente diferentes dos meios até então conhecidos.
Durante a pesquisa, foram analisados 28 jovens e adultos paulistanos com diferentes níveis de escolarização que tiveram de lidar com algumas situações-problema frente ao computador, como dar indicações a outras pessoas sobre os prazos de vacinação. Os resultados da pesquisa mostram que o nível de escolarização dos indivíduos não é o principal fator para um bom desempenho no computador, mas sim a familiaridade com esse meio: quanto maior a prática, melhor é a performance. Outra conclusão importante foi que as pessoas que estavam interessadas tinham mais facilidade.