Durante a Mostra das Profissões, os professores da rede de ensino médio podem assistir a minicursos que serão ministrados pelos professores das diversas áreas do conhecimento da UFMG. A previsão é de que cada um tenha duração de 4 horas, sendo oferecidos num mesmo dia temas diversos. A lista é composta de 13 opções. Apenas seis ainda permanecem com vagas abertas, no final da tarde de hoje. Dia 28 (terça-feira) 1) Ativando a biblioteca escolar (tem 03 vagas) A importância do ambiente da biblioteca no ensino médio. Organizando o acervo com o uso de uma classificação de cores. Tem como coordenadora a professora Cíntia Azevedo Lourenço 2) Desafios do abastecimento de água no século XXI (tem 13 vagas) Será coordenado pelo professor Valter Lúcio de Pádua 3) Introdução à história da África contemporânea (séculos XIX e XX) 4) Noções básicas de orientação profissional p/ professores do ensino médio A 5) Produção de textos na teoria e na prática (Sem vagas) Neste minicurso, será abordada a produção de texto, fazendo uma comparação entre as situações de produção de textos na escola e na vida. Haverá discussão sobre os elementos que caracterizam um texto, bem como os fatores que interferem na textualidade e nos processos de textualização. Questões relacionadas aos gêneros textuais e a construção de propostas de produção de textos em sala de aula também fazem parte da programação. A coordenação será da professora Carla Viana Coscarelli. Dia 29 (quarta-feira) 6) A química e a nanotecnologia (Tem 15 vagas) O objetivo do curso, coordenado pela professora Nelcy D.S. Mohallem, é mostrar uma nova indústria que vem surgindo e a potencialidade do químico nesse novo contexto. 7) Dinamizando a leitura de obras para o vestibular (Tem 5 vagas) A proposta é repensar as metodologias de incentivo a leitura utilizadas pelas escolas de ensino básico. Literatura de vestibular: muitos livros, pouco tempo para ler e abstrair. A coordenação é da professora Cíntia Azevedo Lourenço. 8) Histórias em quadrinhos e ensino de história (Tem 3 vagas) O minicurso vai abordar os elementos constitutivos das histórias em quadrinhos, bem como a sua utilização como material didático para o ensino de história. Conteúdo programático: 1. Definição sobre o que são as histórias em quadrinhos; 2. Trajetórias históricas da HQs; 3. Os quadrinhos e o ensino de história _ a possibilidade de uso didático e como fonte de trabalho para os historiadores; 4. Problematização da credibilidade dos quadrinhos como fonte histórica; 5. Forma e conteúdo. 9) Noções básicas de orientação profissional p/ professores do ensino médio B Sensibilização dos professores do ensino médio, através de uma noção introdutória do processo de Orientação Profissional, para a importância do acompanhamento dos jovens no processo de eleição de uma profissão. Esse é o objetivo do minicurso, que se fundamenta em conhecimentos da realidade ocupacional, das perspectivas atuais de cada profissão no mercado de trabalho, bem como lança uma visão dos vários aspectos envolvidos no momento de escolha de uma carreira. A coordenação é da professora Delba Teixeira Rodrigues Barros. Dia 30 (quinta-feira) 10) Conservação e preservação de acervo: pequenos cuidados e reparos Coordenado pela professora Cíntia Azevedo Lourenço, o minicurso aponta conselhor conselhos para manter o acervo das bibliotecas em bom estado de uso e conservação. Iniciação ao teatro e sua presença como conteúdo curricular na educação básica são os focos desse minicurso. Serão desenvolvidos jogos teatrais na criação de cenas improvisadas, com o objetivo de sensibilizar os professores para os elementos expressivos, técnicos e comunicacionais do teatro. A coordenadora é a professora Mariana Muniz. 12) Noções básicas de orientação profissional p/professores do ensino médio D Horário:8h às 12h Será voltado para a sensibilização dos professores do ensino médio, através de uma noção introdutória do processo de Orientação Profissional, para a importância do acompanhamento dos jovens no processo de eleição de uma profissão. Fundamenta-se em conhecimentos da realidade ocupacional, das perspectivas atuais de cada profissão no mercado de trabalho, bem como lança uma visão dos vários aspectos envolvidos no momento de escolha de uma carreira. A coordenação é da professora Delba Teixeira Rodrigues Barros. 13) Noções básicas sobre elaboração e implementação de projetos para alunos
Horário:14h às 18h
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC01
Horário:18h às 22h
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC01
Horário:8h30 às 12h30
Horário: 13h às 17h
Horário:14h às 18h
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC03
Horário:14h às 18h
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC01
Horário:18h às 22h
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC01
Horário:14h às 18h
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC04
O público alvo são os professores da educação básica e superior, alunos da graduação e alunos do ensino fundamental e médio. Os professores Rodrigo Patto Sá Motta e Márcio dos Santos Rodrigues serão os coordenadores.
(Sem vagas)
Horário: 8h às 12h
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC01
(Tem 8 vagas)
Horário:8h às 12h
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC01
11) Ensino do teatro: cenas, jogos e improvisações (Sem vagas)
Horário: 14h às 17h30
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC03
(Sem vagas)
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC02
do nível médio C (Sem vagas)
Horário: 8h às 12h
Local: Faculdade de Letras (Fale)/UFMG 4º andar - sala MC04
O minicurso tem como objetivo instrumentalizar professores do ensino médio para a elaboração e implementação de projetos interdisciplinares. Através de tais iniciativas, pretende-se estimular a participação da comunidade local, integrando-a ao ambiente escolar, bem como valorizar a contribuição de seus alunos na construção de novos saberes. Serão apresentados alguns dos ambientes didático-pedagógicos viabilizados pela Instituição (Estação Ecológica, Museu de História Natural, Museu de Ciências Morfológicas, dentre outros) como espaços de aprendizado e troca de experiências entre alunos e professores. Os professores Eduardo Meira Zauli e Gláucia Valverde Caetano são os coordenadores.