Filipe Chaves |
A Mostra das Profissões é uma oportunidade ímpar para buscar mais informações sobre os cursos que a UFMG oferece em seu Vestibular. Mas engana-se quem pensa que o evento se limita a isso. São dezenas de milhares de estudantes que se dirigem ao campus Pampulha, a grande maioria jovens. Por essa razão, é comum encontrar uma diversidade enorme de roupas, cabelos, adereços, além, é claro, de manifestações peculiares.
Nos corredores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), alguns estudantes transitam com papéis na mão contendo os dizeres “Abraços grátis”. Os demais transeuntes leem e, em geral, fazem cara de surpresa, demonstrando achar o comportamento esquisito. Um ou outro ensaia um sorriso, achando graça. Os mais extrovertidos decidem aceitar a oferta.
A estudante Maria Angélica Castro irá fazer vestibular esse ano, mas ainda está em dúvida entre Medicina e Química. Ela veio de Ipatinga e conta que, em sua cidade, o hábito de anunciarem abraços grátis é comum entre seus amigos. “No cotidiano, as pessoas são muito frias. O objetivo da manifestação é quebrar essa distância entre os indivíduos, oferecendo um pouco de calor humano”, conta ela.
O irmão de Maria Angélica, Diego Arthur, candidato decidido ao curso de Medicina, ressalta ainda que, em 22 de maio, quando se comemora o dia do abraço, a sua turma de Ipatinga se reúne para celebrar, claro, com muitos abraços. A manifestação parece estar ganhando novos adeptos. As belorizontinas Kelly Elissana e Isabelle Lima, que não irão cursar Vestibular este ano, estão entre as mais empolgadas.
Convite ao descanso
Enquanto os abraços vão sendo distribuídos, um outro grupo de estudantes da Escola Estadual João XXIII, também de Ipatinga, prefere relaxar no gramado em frente à Fafich. Eles afirmam estar curtindo o clima agradável do campus Pampulha enquanto aguardam a próxima atividade da Mostra. “Tenho dúvida entre o curso de Medicina e alguma Engenharia. Gostei muito das informações que obtive acerca da Engenharia de Minas e, daqui a pouco, vou assistir também à palestra sobre Engenharia Civil”, relata Stefania Stofel.
Filipe Chaves
Nathália dos Santos, Dhulia Denadai, Stefania Stofel, Rayner Gregório, Michel Bhrando e Marconi Marques tiram dúvidas na Mostra, mas serão treineiros no Vestibular deste ano