Um concerto eletroacústico com a participação do músico e professor Sérgio Freire e seus convidados será a atração desta quarta-feira, dia 20 de maio, às 18h30, na Série VivaMúsica, da Escola de Música da UFMG. A apresentação é uma boa oportunidade para conhecer combinações inusitadas de instrumentos musicais acústicos com meios eletrodigitais. Ao lado de músicas que exploram a interação de cavaquinho, clarineta e um instrumental variado de percussão com sonoridades eletrônicas, serão também apresentadas peças tocadas em instrumentos digitalmente modificados: um tambor tocado à distância e uma hyperkalimba. Além de Sérgio Freire (cavaquinho e controladores digitais), participarão do concerto Maurício Loureiro (clarineta), Fernando Rocha (percussão e hyperkalimba) e Mateus Bahiense (percussão). Marcos Filho (difusão sonora), Fábio Wanderley (gravação de som) e Jalver Bethônico (coordenação da gravação de vídeo) integram a equipe técnica. Todos os participantes são professores ou alunos de mestrado e de graduação da Escola de Música e da Escola de Belas-Artes da UFMG. Músicas Com exceção de A La Luna, composta por Ricardo Cortes e Fernando Rocha (baseada no poema “Noturno Esquemático” de Federico Garcia Lorca), as demais músicas foram compostas por Sérgio Freire, entre 1997 e 2009. A palestra que antecede o concerto, às 17h40, será feita por Sérgio Freire, sobre o tema Experiência eletroacústica e representação digital na música. As atividades acontecem no auditório Fernando de Mello Vianna da Escola de Música da UFMG, no campus Pampulha - avenida Antônio Carlos, 6627, e tem entrada franca. Mais informações pelo telefone: (31) 3409-4718. (Setor de Divulgação da Escola de Música)
No repertório, serão apresentadas as obras: Delirium tremens (para cavaquinho e parte pré-gravada); Anamorfoses (para vibrafone, gongos e eletrônica); A semente e a casca (para clarineta, cavaquinho e parte pré-gravada); Pandora (para caixa-clara e controladores digitais); A La Luna (para hyperkalimba e sons eletrônicos), e 4 sketches em movimento (percussão, parte pré-gravada e espacialização ao vivo). As duas últimas peças contam com uma difusão sonora quadrifônica, e serão gravadas ao vivo para a produção de um vídeo piloto com som surround.