Universidade Federal de Minas Gerais

Aloisio_Cunha_foto02.JPG
Professor Aloísio Sales da Cunha

Aloísio Sales da Cunha recebe título de professor emérito da UFMG

sexta-feira, 22 de maio de 2009, às 8h44

O professor Aloísio Sales da Cunha recebe hoje, 22 de maio, o título de professor emérito da UFMG. A homenagem é conferida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica.

Professor da Faculdade de Medicina da UFMG desde 1960, Aloísio Sales aposentou-se em 2003, mas continua em atividade como convidado do Departamento de Clínica Médica e exerce funções, principalmente, junto à residência médica em gastroenterologia do Hospital das Clínicas e ao curso de pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto. Atualmente, também orienta dissertações de mestrado.

De acordo com Manoel Otávio, professor do Departamento de Clínica Médica, Aloísio Sales “deu notável contribuição ao desenvolvimento acadêmico e, mesmo tendo se aposentado, continua a contribuir de modo significativo e relevante para a instituição”. Ele também destaca o caráter pioneiro da atuação do professor Aloísio no ensino e na pesquisa em gastroenterologia.

A cerimônia de entrega do título será às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, que fica na avenida Alfredo Balena nº 190, no bairro Santa Efigênia, na área hospitalar de Belo Horizonte.

Formação
Aloísio Sales da Cunha graduou-se em 1958, pela Faculdade de Medicina da UFMG, onde ocupou os cargos de diretor e vice-diretor. Concluiu o doutorado em 1961 e o pós-doutorado em 1975, na mesma instituição.

Foi também coordenador do Colegiado de Graduação em Medicina, diretor geral do Hospital das Clínicas, coordenador do Centro de Pós-Graduação e do Curso de Pós-Graduação em Gastroenterologia.

(Com assessoria de comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)