Universidade Federal de Minas Gerais

Professores da UFMG são finalistas em prêmio literário

terça-feira, 2 de junho de 2009, às 8h34

Os professores Maria Esther Maciel e Marcus Vinícius de Freitas, ambos da Faculdade de Letras da UFMG, são finalistas do 2º Prêmio São Paulo de Literatura. O prêmio é concedido pelo governo do estado de São Paulo em duas categorias: escritores veteranos e escritores estreantes. O anúncio dos finalistas ocorreu no úlitmo domingo, dia 31 de maio.

Maria Esther Maciel concorre na primeira categoria, com a ficção O Livro dos Nomes, lançado em 2008 pela Companhia das Letras. São 26 capítulos, cada um correspondendo ao nome de um personagem. Cada um deles é detalhadamente examinado em seu capítulo próprio e apresentado parcialmente nos demais capítulos.

Marcos Vinícius de Freitas concorre na segunda categoria, com o romance policial Peixe Morto, publicado pela Autêntica Editora. A história, que se passa em Belo Horizonte, é baseada num possível envolvimento de um historiador de ciências com um assassinato na Lagoa da Pampulha. O livro foi tema de matéria publicada em fevereiro no Boletim da UFMG.

Doze autores disputarão o prêmio em sua finalíssima. Ao todo, 217 escritores de todo o Brasil participaram do concurso.

Os vencedores serão conhecidos no dia 3 de agosto, em cerimônia a ser realizada no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.