As questões centrais e os grandes dilemas que marcaram o ensino público ao longo dos 250 anos de sua história no Brasil são tratados por série de reportagens que o Jornal UFMG, da rádio UFMG Educativa, começou a apresentar hoje e que vai se estender até a terça-feira 23 de junho. Sob o título Está nos livros, está na História: 250 anos de escola pública no Brasil, a série se divide em temas como financiamento do ensino, valorização do magistério, inclusão de minorias e reformas curriculares. “Só em 2008 foram apresentados no Congresso Nacional mais de 230 projetos relacionados à educação, 14 deles tratando de mudanças nos currículos”, revela a coordenadora de Jornalismo da UFMG Educativa, Tacyana Arce. A série é inspirada na realização, a partir do próximo dia 24, na UFMG, do Colóquio 250 Anos de Ensino Público no Brasil, promovido pelo Gephe – Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, ligado à FaE. A série de reportagens tem produção de Larissa Arantes e Pedro Castro, com trabalhos técnicos de Gilberto Corrêa e coordenação de Tacyana Arce. O Jornal UFMG vai ao ar das 12h30 às 13h e a UFMG Educativa (104,5 FM) pode ser ouvida também pela internet.