A Pró-Reitoria de Graduação lança hoje (quinta, às 14h), no auditório azul da Escola de Ciência da Informação, o GIZ – Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior. A rede é destinada ao aprimoramento das metodologias, utilizando novas tecnologias e estimulando a reflexão contínua da prática docente. Serão apresentadas as ações e as conexões institucionais propostas. O trabalho é desenvolvido pela assessoria pedagógica e tecnológica em contato com os cursos e disciplinas da Universidade, partindo de investigação das demandas, dos contextos educativos e da interlocução com os docentes envolvidos. As ações do GIZ darão prioridade à articulação entre a ProGrad e os diversos setores da Universidade de modo a promover a conexão de saberes já existentes e a formação de rede colaborativa de práticas de ensino superior. Formação de docentes No segundo semestre de 2008, foi realizada experiência-piloto com 20 alunos bolsistas da pós-graduação em Engenharia. O curso foi realizado no formato semipresencial, com apoio de um ambiente virtual de aprendizagem. O objetivo da iniciativa é oferecer aos docentes em formação espaço de discussão, contextualização, análise e sistematização dos elementos metodológicos e tecnológicos presentes na prática docente do ensino superior, com vistas a proporcionar leitura didático-pedagógica, assim como a apropriação de estratégias adequadas para situações vivenciadas em salas de aula presenciais e virtuais. A partir dessa experiência com a Engenharia, O GIZ está expandindo o atendimento para duas turmas semestrais e implementando uma formação inicial, com a intenção de atender a todos os pós-graduandos das diversas áreas. Neste semestre, é feito atendimento a duas turmas, com total de 30 pós-graduandos no total. O pré-requisito inicial para se inscrever no curso é ser aluno de pós-graduação e bolsista pelo Reuni. Outras informações estão no site www.ufmg.br/giz.
Uma das iniciativas do GIZ é o Curso de Formação em Docência do Ensino Superior, que atende alunos de pós-graduação (mestrados e doutorados), bolsistas pelo Reuni. A bolsa que esses alunos recebem exige como contrapartida a dedicação de oito horas semanais em atividades docentes, sob acompanhamento de professor efetivo.