A Secretaria de Ensino Superior (SESu) do MEC recebe até esta sexta-feira, 31 de julho sugestões relativas à atualização da nomeclatura dos cursos de engenharia no país. As contribuições devem ser enviadas por meio do formulário de avaliação, para o endereço eletrônico: referenciais.sesu@mec.gov.br. A iniciativa integra o projeto Referenciais nacionais dos cursos de graduação, destinado a organizar as ofertas de cursos superiores, uniformizando denominações para conteúdos e perfis similares, de modo a produzir convergências que facilitem a compreensão por todos os segmentos interessados na formação superior, sem descartar possibilidades de contemplar demandas por regiões. De acordo com o MEC, após a realização de levantamento em seus bancos de dados, constatou-se a existência de numerosas denominações para os cursos de engenharia. Com o auxílio de profissionais e pesquisadores que atuam nas áreas, um estudo aprofundado desenvolveu proposta de nomenclatura que adapta todas as denominações atualmente existentes em 22 cursos. A Consulta Pública em curso está submetendo ao conhecimento da sociedade os seguintes documentos Convergência de Denominação (De → Para) e Referencial dos 22 cursos de Engenharia. O documento Convergência de Denominação (De → Para) apresenta o nome atual dos cursos e a sugestão de enquadramento na nomenclatura a ser adotada daqui para frente. O Referencial descreve, sinteticamente, para cada curso, o perfil do egresso, os temas abordados na formação, as áreas de atuação, a infraestrutura recomendada e a legislação pertinente. De acordo com Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares de Engenharia, no artigo 6º, todo o curso de engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade. O núcleo de conteúdos básicos versará sobre os seguintes tópicos: metodologia científica e tecnológica; comunicação e expressão; informática; expressão gráfica; matemática; física; fenômenos de transporte; mecânica dos sólidos; eletricidade aplicada; química; ciência e tecnologia dos materiais; administração; economia; ciências do ambiente; humanidades, ciências sociais e cidadania. Uma vez atendido esse núcleo básico comum, nos descritivos, serão mencionados apenas os conteúdos profissionalizantes de cada curso. (Com Assessoria de Comunicação do MEC)