Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
Diamantina_ufmg.JPG
Espaços de cultura como a Casa da Glória sediarão atividades do Festival

UFMG divulga atrações culturais do 41º Festival de Inverno

terça-feira, 7 de julho de 2009, às 8h44

De 19 a 30 de julho, as praças, ruas e casarões antigos de Diamantina, além de teatros e auditórios, vão ser palco das atrações do 41° Festival de Inverno da UFMG. Na programação e cultural estão espetáculos teatrais, musicais, exposições, exibição de filmes e seminário. A primeira atração do evento é o espetáculo musical Concerto para Diamantina, no dia 19, às 21h.

Na segunda-feira, 20 de julho, às 10h, acontece a abertura oficial do Festival de Inverno. Às 16h, o grupo Galpão Cine Horto apresenta o espetáculo teatral Sonho de uma noite de São João. No domingo, 26 de julho, é a vez da peça Till, a saga de um herói morto, em temporada de estreia.

Segundo o coordenador de programação do evento, Ernani Maletta, a agenda deste ano promove o diálogo entre arte contemporânea e tradição. “O contemporâneo só sobrevive por causa da tradição. Um não exclui o outro”, afirma. No dia 29, nesse aspecto, acontece o show musical Formosas, com Babaya, Celinha Braga e Lu Braga, que resgatam sambas conhecidos. Já no dia 30, quem se apresenta é o DJ Robinho, que leva a Diamantina música eletrônica.

Os eventos também são marcados pelo tema do festival: Traduções. A Companhia de Dança Mimulus apresenta o espetáculo Dolores, uma releitura do cinema de Almodóvar, com apresentações no dia 24, às 19 e às 22h. O grupo Voz e Companhia apresenta o espetáculo cênico-musical Circo místico, que mistura dança e teatro, no dia 25, às 19h e às 22h. Destaque ainda para o show de Jards Macalé, com projeção de trechos de filmes de cineastas como Glauber Rocha, e apresentação de música eletroacústica portuguesa. Outra atração é a exposição Infopoemas, com poesias apresentadas sob a forma multimídia.

Seminário
O seminário Festival de Inverno – Perspectivas da Cultura em um Cenário de Transformações também integra a 41ª edição do evento. O seminário vai discutir o futuro dos festivais universitários de arte e cultura e a viabilidade dos eventos culturais em períodos de crise. O seminário acontece nos dias 20, às 11h, e 21, às 9h.

Acesse aqui a programação completa.

(Assessoria de Imprensa da UFMG)