Antes de escrever um texto, é importante que os estudantes leiam e pesquisem sobre o assunto e não apenas improvisem uma redação, como, geralmente, ocorre nas escolas. A tese é defendida pelo professor da Unicamp Sírio Possenti, doutor em lingüística. Convidado do Centro de Alfabetização e Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG FaE), ele vai participar da próxima edição do Ceale Debate, no dia 18 de agosto. “O processo de escrita é resultado de um trabalho coletivo, isso significa que os textos são escritos, revisados, rabiscados e reestruturados. Nas salas de aula, os alunos escrevem redações sem pesquisar acerca do tema, diferente do que acontece com pesquisadores, jornalistas e escritores”, critica Sírio Possenti. Para o professor, também na escola os textos devem ser sucessivamente revisados, e o professor deve participar como um editor final. Possenti defende que esse processo de reelaboração dos textos traz ganhos para o aprendizado de todos os aspectos relativos à escrita, das normas gramaticais à coesão e à coerência. Durante o debate, Sírio Possenti vai mostrar textos que recolheu em escolas e maneiras de desenvolver esse tipo de trabalho de escrita nas salas de aula. O evento terá início às 19h30, na FaE (avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha). As conferências do Ceale Debate são gratuitas e abertas ao público. A Rádio FaE transmite, via internet. Mais informações no site do Ceale. (Com assessoria de imprensa do Ceale)