Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
fisica.bmp

Astronomia e física atômica são temas de evento no Museu de História Natural

segunda-feira, 19 de outubro de 2009, às 10h20

O Grupo de Astronomia da UFMG preparou um evento para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começa nesta segunda, 19, e prossegue até sexta, 24.

O projeto Do Extremamente Pequeno ao Extremamente Grande acontece no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, sob coordenação do professor Aba Persiano, do Departamento de Física do ICEx.

O evento é dirigido às escolas de ensino fundamental e médio, que devem cadastrar-se para ficar isentas de pagamento. Mas estará aberto a qualquer pessoa interessada em temas que vão da física atômica à astronomia.

Os visitantes também vão conhecer o cientista mineiro Francisco de Assis Magalhães Gomes e a divulgadora de ciências Letícia Myrrha. E aprender mais sobre Galileu, Copérnico, Newton e Einstein, entre outros cientistas; a composição dos planetas e seus satélites; e a importância da física quântica no desenvolvimento de tecnologias essenciais para o cotidiano, como computadores e celulares.

O projeto explica aspectos relacionados ao meteorito encontrado na cidade de Bocaiúva (MG) e aprender sobre o meteorito que supostamente causou a extinção dos dinossauros. O público poderá descobrir ainda a relação entre a idade e composição das estrelas e suas cores.

As visitas devem ser agendadas pelos telefones (31) 3324-8688 e 3344-8688. O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG fica na rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês, em Belo Horizonte.