Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
DSC_1678.JPG
Ana Paula Hey expõe sobre o Enem, em debate com Carmela Polito e Vera Resende (à esquerda)

Professora da USP questiona Enem como forma de democratização do acesso à universidade

quinta-feira, 22 de outubro de 2009, às 12h09

A professora Ana Paula Hey, da Universidade de São Paulo, especialista em políticas públicas de Educação, afirmou esta manhã, na UFMG, que a adoção do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem, como critério de avaliação para ingresso nas universidades públicas não democratiza o acesso e não muda a realidade brasileira, marcada pela desigualdade de oportunidades. “Se os vestibulares unificados anteriores eram excludentes, utilizar o Enem não quebra essa lógica. Me interrogo profundamente se esse exame de alcance nacional pode ser minimamente justo”, ela disse.

Ana Paula Hey participou de debate – sobre a adoção do Enem pela UFMG – que integra a programação da Semana de Conhecimento e Cultura. O evento teve a participação também da pró-reitora adjunta de Graduação, Carmela Polito Braga, e da coordenadora da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), Vera Resende. A Universidade discute no âmbito de seus órgãos superiores a conveniência de passar a usar o exame como parte de seu processo de seleção a partir de 2011. Para o Vestibular 2010, não houve tempo hábil, segundo os estatutos da UFMG, de preparar qualquer mudança.

Avaliações sobre o Enem, que foi implantado em 1998, ainda são em parte especulativas, de acordo a professora da USP, porque há pouco conhecimento científico estabelecido sobre o assunto. Mas ela lembrou que o ensino médio atinge percentual muito pequeno da população brasileira, e que é preciso diminuir as desigualdades em termos de qualidade de ensino. “O Enem tem alguns resultados visíveis, como a construção de um grande ranking das escolas, que orienta apenas famílias das classes mais altas, e uma pressão maior para a melhoria das instituições, que não atinge todos os segmentos”, destacou Ana Paula Hey.

Países em movimento inverso
Segundo Ana Paula Hey, entre outros problemas, o exame não permite séries históricas de comparação, tem controle extremamente difícil – sobretudo considerando que estão envolvidos mais de 4 milhões de estudantes – e não tende a diminuir a concentração das melhores universidades nas regiões Sul e Sudeste. Ela ressaltou ainda que países com grande tradição na universalização do ensino superior, com a Inglaterra, estão promovendo a diversificação do ensino médio. “Por isso, estão fazendo o movimento inverso, ou seja, implantando exames que se aliam aos mais gerais e direcionam para cursos e instituições com características determinadas,” comentou.

A dificuldade da mobilidade prevista pelo projeto do governo e o risco de perda da autonomia das universidades também foi ressaltado pela pesquisadora da USP. Ela acha que os vestibulares atuais “respeitam o ethos institucional e diferenças regionais”, e isso se dilui com um exame nacional. “Além disso, todo o ensino médio vai acabar se moldando ao conteúdo do Enem, que é bastante frágil”, completou Ana Paula Hey.

A professora Vera Resende, que coordena o vestibular da UFMG, informou que a tendência, segundo os debates internos iniciais na Universidade, é a adoção do Enem como primeira etapa do processo de seleção, com a modificação de alguns aspectos da segunda etapa. Ela fez questão de destacar que, ao contrário do senso comum, os processos seletivos de algumas universidades, como a UFMG, já valorizam o raciocínio e a análise. “A proposta do MEC é flexível, e podemos adotar o Enem como parte de nosso processo, mas há questões a serem discutidas”, disse Vera Resende.

Carmela Polito Braga, que atuou como mediadora da mesa-redonda, acrescentou que a direção da UFMG “reconhece a importância de valorizar os processos de avaliação da educação básica e superior no Brasil. Mas devemos questionar certos aspectos de um exame unificado como o novo Enem e propor alternativas”.

Acesso aqui a programação da Semana de Conhecimento e Cultura da UFMG.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente