Diogo Domingues |
O processo de consulta à comunidade universitária para escolha do novo reitorado (quadriênio 2010-2014) será encerrado às 22h, nas unidades acadêmicas onde há cursos noturnos, e às 20h30, no Hospital das Clínicas.
As urnas foram fechadas às 17h nas unidades administrativas e nos locais onde há aulas apenas durante o dia, o que inclui os locais de votação de Diamantina. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, professor Lucas Bretas, após o encerramento, as urnas serão transportadas para o auditório da Reitoria, no campus Pampulha, para que tenha início a apuração dos votos.
Resultado
“Cada urna será transportada em veículo oficial da Universidade, acompanhada pelo presidente da mesa eleitoral e por vigilantes”, esclarece Bretas. Ele prevê que a apuração comece às 23h e o resultado da consulta seja conhecido ainda na madrugada desta sexta-feira. Interessados poderão acompanhar a contagem dos votos, que será exibida no telão do auditório, e transmitida ao vivo pelo Portal da UFMG.
O regulamento da consulta permite que a apuração dos votos de Montes Claros e de Diamantina ocorra nas respectivas cidades e os resultados enviados à Comissão Eleitoral por e-mail ou por fax. Nas duas cidades a consulta foi feita em cédulas de papel e urnas de lona.
O resultado da consulta à comunidade oferecerá subsídios ao Colégio Eleitoral para elaboração de lista tríplice para escolha do novo Reitorado. O vencedor do pleito encabeçará a lista a ser encaminhada ao Ministério da Educação, que, em última instância, define o nome do reitor.
O Colégio Eleitoral – formado pelos representantes dos conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e de Curadores – deverá se reunir no dia 10 de novembro para elaborar a lista tríplice.