O Departamento de Ciência Política (DCP) promove mais uma edição do curso de especialização em Marketing Político: Mídia, Comportamento Eleitoral e Opinião Pública. O objetivo é formar profissionais capazes de desenvolver, supervisionar e analisar campanhas políticas e eleitorais. As inscrições para a seleção devem ser feitas até 5 de março. A especialização está dividida em quatro módulos: Comportamento eleitoral e sistema político-partidário; Estratégias de comunicação política na mídia; Pesquisas de opinião pública; e Planejamento e coordenação de campanha política. O corpo docente é formado por doutores da UFMG e de outras instituições de ensino, como a PUC Minas e a USP. As aulas vão começar ainda em março, e o curso terá carga total de 420 horas-aula. Esses encontros serão realizados quinzenalmente, nas sextas, das 18h40 às 22h10, e nos sábados, das 8h30 às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundep ou nos postos da Fundação no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6627, Praça de Serviços) e no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534). Outras informações pelo telefone (31) 3409-4220.
Segundo a coordenação do curso, a ideia é promover o aperfeiçoamento de profissionais de diferentes áreas para operar com marketing político, fornecendo habilidades para analisar o comportamento político e as estratégias eleitorais; desenvolver e supervisionar campanhas políticas, fundamentadas no estudo da comunicação e mídia; interpretar e manejar pesquisas de opinião pública. Uma das justificativas para a iniciativa está ligada ao crescimento do espaço dos meios de comunicação como instrumentos estratégicos nas campanhas eleitorais, que gerou a necessidade de modernização dos mecanismos de campanha e de aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos.