A manhã do primeiro dia da Semana de Recepção dos Calouros foi encerrada com a palestra Que fazer, nas universidades e das universidades?, ministrada pelo professor Sérgio Cardoso, do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Ele tratou de temas como a necessidade de o calouro saber em que instituição está ingressando, a história das universidades e o papel dos calouros na UFMG. Depois da palestra, o calouro Marcell Thiago, do curso de História, disse que gostou da recepção promovida pela UFMG, que “esclareceu dúvidas, ajudou a entender como funciona a universidade e como usar o que a UFMG oferece”. Helder Eloy, 27 anos, calouro de Letras, contou que o evento ajudou a perceber as reais possibilidades que a instituição oferece. Sobre o papel dos estudantes, ele disse: “Não somos apenas aprendizes, podemos fazer parte do crescimento da universidade”. (Com Assessoria de Imprensa da Pró-Reitoria de Graduação)
Ao citar uma cena descrita por Platão, o professor levou os alunos a pensar em que gênero de instituição eles estão confiando. Ele falou também sobre a Universitas, corporação da Idade Média em que os estudantes recrutavam seus professores e avaliavam seu trabalho.
O professor também fez uma retrospectiva de momentos vividos pela universidade, como a crise do final do século 18, quando quase desapareceu por falta de público. Os estudantes queriam um modelo de formação menos generalista e mais profissional. Outro movimento questionou a formação puramente técnica, e mais tarde valorizou-se a formação para o saber, pela prática da ciência e da investigação. Esse formato “recusa os saberes fechados em si mesmos. Há uma articulação dos conhecimentos, o diálogo, a crítica”, afirmou.
Outro tema tratado na palestra foi o papel dos estudantes dentro da universidade. “Devemos saber que cada um de nós é responsável pelo destino da instituição”, salientou Sergio Cardoso, que ressaltou também a importância de os calouros aproveitarem as iniciativas da UFMG e de resistirem a toda forma de privatização da universidade pública.