Apenas 25% da população acima dos 15 anos atinge nível pleno de compreensão e interpretação dos textos, de acordo com dados do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir da questão da contribuição dos materiais didáticos para a alfabetização, o Ceale Debate promove nesta quinta-feira, 11 de março, a palestra Material pedagógico inovador para a alfabetização: as contribuições das neurociências. O evento terá a presença da professora emérita da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Leonor Scliar-Cabral. O debate terá início às 19h30, na Faculdade de Educação da UFMG (avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha). O tema é estudado por Leonor Scliar-Cabral no projeto Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional, desenvolvido desde novembro de 2007 na UFSC. Além de Leonor, que trabalha como voluntária na universidade, integram a equipe outros dez pesquisadores. Segundo a professora, os materiais didáticos não devem ser elaborados de forma intuitiva. “As pessoas desconhecem a batalha a ser desenvolvida para que os neurônios da leitura aprendam”, explica. “Para erradicar o analfabetismo funcional, é necessário aplicar modelos de alfabetização que tenham dado resultado e/ou que se utilizem dos avanços mais recentes das neurociências, da psicolinguística e da neuropsicologia.” As neurociências englobam as áreas que se dedicam a entender a estrutura e o funcionamento do sistema nervoso. Atualmente, é possível rastrear os circuitos neurais e determinar quais são responsáveis por determinada tarefa, como a leitura, por exemplo. “Não é possível, hoje, dissociar as ciências humanas das biológicas, nem conceber aprendizagem sem saber como os neurônios aprendem ou se reciclam”, afirma Leonor Scliar-Cabral.
As conferências do Ceale Debate – promovidas pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – são gratuitas e abertas ao público, e têm transmissão ao vivo pela Rádio FaE, via internet. Para mais informações, acesse o Portal Educativo Ceale.
(Com assessoria de imprensa do Ceale)