Universidade Federal de Minas Gerais

!Ulysses.bmp
Produção italiana com Kirk Douglas está em mostra na Pampulha

Cineclube Face abre mostra em torno de A Odisseia, de Homero

quinta-feira, 18 de março de 2010, às 7h33

O Cineclube Face abre hoje, às 17h30, a mostra A Odisseia, que vai exibir em março e abril cinco filmes relacionados de alguma forma ao poema de Homero. As sessões acontecem nas quintas-feiras, às 17h30, e nas sextas-feiras, às 11h30.

A programação é a seguinte:
18 e 19 de março – Ulisses (1954), de Mário Camerini
25 e 26 de março – A alucinação de Ulisses (1967), de Juseh Strick
8 e 9 de abril – E aí meu irmão, cadê você? (2000), de Joel Coen
15 e 16 de abril – O desprezo (1963), de Jean-Luc Godard
22 e 23 de abril – Cold mountain (2003), de Anthony Minghella

A sessão do dia 16 de abril será comentada pelo professor Teodoro Rennó Assunção, da Faculdade de Letras. As sessões acontecem no bloco de auditório da Face.

Saiba mais sobre os filmes:

Ulisses (Ulisse, 1954), de Mario Camerini (Itália)
Com Kirk Douglas, Silvana Mangano e Anthony Quinn

Baseado no histórico documento narrativo de Homero. Ulisses (Kirk Douglas) realiza, após 10 anos da batalha de Troia, jornada por terra e mar para tentar voltar para casa, em Ítaca, e para sua esposa Penélope (Silvana Mangano), depois de ter perdido seus navios durante uma tempestade. Ele percorre caminhos desconhecidos, enfrentando o gigantesco ciclope Polifemo e soldados, e encarando a fúria e as mentiras dos deuses na figura de Poseidon. Até que finalmente, após 20 anos de luta, em sua terra natal, ele enfrenta o último e mais perigoso desafio.

O desprezo (Le mépris, 1963), de Jean-Luc Godard (França)
Com Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance e Fritz Lang

Conta a história da crise de um casal em viagem à Itália que acaba mal. Camille (Brigitte Bardot) tem a impressão de que seu marido não a ama mais. Paul Javal, seu marido, é um roteirista que, para garantir o conforto da esposa e evitar o rompimento da relação, aceita escrever nova adaptação da Odisseia de Homero para o cinema. À dúvida e ao desprezo de Camille seguem-se a incompreensão e a raiva de Paul.

A alucinação de Ulisses (Ulysses, 1967), de Joseph Strick (Inglaterra/EUA)
Com Barbara Jefford, Milo O'Shea, Maurice Roëves, T.P. McKenna, Martin Dempsey, Sheila O'Sullivan

Adaptação do romance Ulysses, de James Joyce, que seria uma paródia da Odisseia, ou como ela aconteceria em pleno século 20.

E aí, meu irmão, cadê você? (O brother, where art thou?, 2000), dos irmãos Coen (EUA/Inglaterra/França)
Com George Clooney, John Turturro e John Goodman

Adaptação/paródia da Odisseia, que se passa no Sul dos Estados Unidos. Em plena depressão americana, três prisioneiros de cadeia do Mississipi conseguem escapar. Sem nada a perder e ainda preso por correntes, o trio embarca na tentativa de conquistar sua liberdade e retornar aos seus lares. Só que um xerife misterioso parte para tentar recapturá-los, criando problemas para os prisioneiros foragidos.

Cold Mountain (Cold mountain, 2003), de Anthony Minghella
Com Jude Law, Nicole Kidman, Renée Zellweger, Philip Seymour Hoffman e Natalie Portman

Após o fim da Guerra Civil Americana, o soldado Inman Balis decide retornar à sua cidade natal, a vila de Cold Mountain, onde Ada, sua namorada, tem dificuldades para administrar a fazenda após a morte do pai. Para ajudá-la na tarefa chega Ruby, enviada por sua vizinha Sally, que cria uma grande amizade com Ada. No caminho de volta Inman encontra diversos outros soldados, feridos como ele, com quem divide suas experiências da guerra.