Universidade Federal de Minas Gerais

mapa_interativo.JPG
Mapa do projeto mostra a microbacia Córrego Piteiras, na região Oeste de BH

Portal de mapas permite interagir com imagens e dados sobre bacias da região metropolitana de BH

segunda-feira, 12 de abril de 2010, às 7h50

O conhecimento sobre bacias, rios, córregos e municípios da região metropolitana de Belo Horizonte está mais acessível ao público. Nova ferramenta lançada pelo Projeto Manuelzão da UFMG permitirá consulta on-line sobre o tema. Basta acessar o portal Mapas Interativos, no endereço www.manuelzao.ufmg.br/i3geo e começar a interagir, visualizar e baixar os dados disponíveis sobre as bacias do município de Belo Horizonte e da área total da bacia do Rio das Velhas.

O portal reúne informações que têm como fonte órgãos municipais, estaduais e federais. De acordo com os responsáveis pelo projeto, cientistas, estudantes e demais usuários poderão pesquisar, salvar, criar e imprimir mapas da sua área de interesse relativos aos locais de atuação do Manuelzão. O portal foi desenvolvido a partir do software para internet I3Geo, baseado em um conjunto de programas livres, como o Mapserver. O foco principal é a disponibilização de dados geográficos e ferramentas para navegação, geração de análises, compartilhamento e criação de mapas sob demanda.

Além dessa ferramenta há também o link www.manuelzao.ufmg.br/pesquisa/geoprocessamento/descubra que permite ao usuário pesquisar a qual bacia ou microbacia pertence - no caso, as informações se referem apenas às bacias do Onça e Arrudas.

O portal de Mapas do Projeto Manuelzão foi desenvolvido pela equipe de geoprocessamento do Projeto Manuelzão, coordenada por Lussandra Martins da Silva.