Os cerca de cinco mil participantes do XV Encontro Nacional sobre Didática e Práticas de Ensino (Endipe) assistem nesta sexta, 23, às 14h30 conferência do professor Antonio Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa (Portugal).
Doutor em Educação, catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e autor de obras como Vidas de professores e Profissão professor, Nóvoa abordará o tema Convergências e tensões no campo da formação e trabalho docente.
Segundo a professora Ângela Dalben, uma das coordenadoras do evento, neste momento em que o país investe na formação de professores, um encontro com a dimensão do XV Endipe tende a se refletir na construção das políticas públicas do setor. “Este é, hoje, o maior evento acadêmico na área da educação, constituindo-se em espaço privilegiado de trocas de experiências, articulação de grupos, questionamentos, novas ideias e reflexões”, ela informa, acrescentando que foram aprovados cerca de 4.500 trabalhos, propostos por professores e alunos de pós-graduação de todo o país.
A coordenadora destaca ainda a presença de 270 pesquisadores convidados para participar dos 90 simpósios. “São autores que historicamente vêm acumulando produção acadêmica em torno da didática e da prática de ensino”, explica. A exposição de cada um desses autores será reunida em série de seis livros. Também está prevista a produção de dois CDs com os trabalhos expostos em painéis e pôsteres.
Veja a programação completa no site do evento.