Universidade Federal de Minas Gerais

plano_diretor.JPG

Seminário discute estratégias para Plano Diretor da região metropolitana de BH

quinta-feira, 29 de abril de 2010, às 7h20

Será nesta quinta-feira, 29 de abril, o 1º Seminário de Estruturação do Plano Metropolitano de Belo Horizonte. O evento pretende apresentar os estudos realizados por 140 professores da UFMG, da PUC Minas e da Uemg e consultores diversos, destinados a orientar as propostas sobre desenvolvimento sustentável e integrado da região metropolitana de Belo Horizonte. A promoção é da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). O evento será das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais, localizado na avenida João Pinheiro, 161. A RMBH congrega hoje cinco milhões de habitantes e 34 municípios.

“Neste seminário vamos discutir qual a cidade metropolitana que queremos, quais são as ações prioritárias para que possamos alavancar o desenvolvimento e tornar a RMBH um lugar cada dia melhor para se viver”, explica o secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Sebastião Navarro.

O professor da UFMG e coordenador do Plano Metropolitano, Roberto Monte-Mór, ressalta que a participação popular e dos órgãos ligados às políticas e ações públicas e privadas é fundamental para o planejamento participativo como se pretende. “O objetivo é que a maior parte possível da população possa ser sujeito do planejamento e não objeto”, diz.

O engajamento da sociedade civil no Plano tem espaço garantido. Além do levantamento de informações técnicas, os estudos contam até o momento com informações colhidas em cinco oficinas regionais e três encontros  temáticos, todos eventos abertos ao público. Os dados levantados abrangem as condições de vida na região, integrando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

O Plano
O Plano Metropolitano foi lançado em setembro de 2009 pela Sedru e é coordenado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), órgão da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

De acordo com Monte-Mór, o Plano tem o objetivo de atingir a reestruturação territorial e integração institucional de políticas, programas e ações para o desenvolvimento sustentável e integrado da RMBH até 2023.

“O Plano põe fim ao jejum de mais de 20 anos no planejamento estratégico e integrado da RMBH”, enfatiza Sebastião Navarro.

A previsão de conclusão do Plano Metropolitano é para novembro e sua execução deverá ser acompanhada pelos autores da propsota. “As universidades pretendem colaborar de forma permanente nesse processo de planejamento”, diz Monte-Mór.

De acordo com cronograma de trabalhos, após o seminário desta semana, será realizada nova rodada de oficinas participativas, para que, em julho, na segunda edição do Seminário de Estruturação, seja montado banco de propostas para a RMBH.
 
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail plano@rmbh.org.br.

(Com Equipe de Mobilização Social e Organização do projeto)