TV UFMG/Walisson Kattah (Portal UFMG/1º abril 2009) |
Cinco veículos com espaço destinado a bagagens de passageiros começam a trafegar nesta quarta, 12 de maio, em Belo Horizonte. Projetados pelo aluno do sexto período de Engenharia Mecânica da UFMG Igor Alves Batista, os bagageiros estão em três ônibus das linhas 4034 (Novo Dom Bosco–Savassi) e dois na linha 8405 (Palmares–Bela Vista). Feitos de liga de aço leve e coberto com pintura especial, os bagageiros são acoplados no teto, onde os passageiros podem acomodar suas bolsas e outros objetos. Implantado em caráter de teste em apenas um veículo da linha 4034, em março de 2009, os bagageiros visam propiciar mais conforto e comodidade aos usuários que podem guardar seus volumes enquanto viajam no transporte coletivo. Os bagageiros têm aproximadamente três metros de comprimento, estão a 1,75m do piso do ônibus e são abertos. De acordo com Igor, por serem abertos, diferente dos bagageiros dos ônibus rodoviários, os usuários, mesmo que sentados, podem ver a bolsa, a sacola e os volumes colocados nos compartimentos. O estudante afirma que não há grande risco de esquecimento ou roubo já que grande parte dos usuários que utilizam os bagageiros ficam de pé e, portanto, de frente para as bagagens. Outra função do bagageiro é aumentar a área interna útil dos veículos. Igor explica que um passageiro em pé, carregando algum volume, ocupa uma área maior quando comparado a outro passageiro de mãos vazias. A área média calculada para uma pessoa sem bagagem corresponde a 0,14 m². Já para um passageiro com mochila é de 0,19 m²; com uma pasta, 0,23 m²; e com sacolas/caderno, 0,16 m². Esse acréscimo da área ocupada, em função da bagagem, implica diretamente no nível de conforto dos usuários. O regulamento do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte prevê limite de até cinco passageiros em pé por metro quadrado mas, quando parte dos passageiros estiver com bagagens, a área utilizada por eles será maior e, consequentemente, haverá a sensação de que o ônibus está mais cheio e, portanto, desconfortável. Pesquisa Os ônibus com bagageiros circulam em caráter de teste, mas os primeiros estudos demonstraram que cerca de 41% dos passageiros pagantes portam algum volume. Considerando as pessoas em pé, posicionadas após a roleta, o número de passageiros portando volumes atinge aproximadamente 72%. "Tendo mais ônibus com bagageiros transitando pela capital será possível ampliar o estudo, aprofundar melhor a percepção dos usuários sobre o projeto e até mesmo aperfeiçoá-lo", salienta Igor. (Com Assessoria de Imprensa da BHTrans e Assessoria de Imprensa da UFMG)
Em pesquisa realizada por Igor para acompanhar a avaliação dos usuários durante o período de testes do bagageiro, 97% dos entrevistados consideram a implantação como um benefício para todos. Já 89% dos passageiros afirmaram que, estando em pé e com algum volume em frente ao bagageiro, utilizariam o dispositivo. A aceitação positiva também se reflete nas sugestões dos usuários: 59% dos entrevistados sugerem que o bagageiro seja mais extenso, para beneficiar número maior de passageiros, não apenas os que estiverem na parte traseira do veículo, onde os compartimentos estão atualmente instalados. Os usuários podem fazer críticas e sugestões pelo email projetobagageiro@pbh.gov.br ou pela Central de Atendimento Telefônico da Prefeitura, no telefone 156.