A matemática como conhecimento cultural compartilhado em diferentes contextos de práticas que a produzem, reproduzem e utilizam. Este será o foco dos debates da 34ª Conferência Internacional do Grupo de Psicologia da Educação Matemática (PME34), que será realizada de 18 a 24 de julho no Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG. “Tais debates têm se mostrado especialmente importantes na identificação de conflitos entre a prática da matemática em contextos específicos e a ensinada na escola”, afirma a professora Marcia Fusaro, coordenadora do comitê que organiza o evento. A Conferência, que acontece pela segunda vez no Brasil, é realizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade de Rio Claro (SP). Para Fusaro, o fato de a UFMG sediar o encontro apresenta-se como uma oportunidade para que diversos grupos brasileiros ganhem reconhecimento e destaque no âmbito internacional. “Os encontros do PME são reconhecidos internacionalmente pelo seu impacto na pesquisa na área, produtividade das discussões realizadas e qualidade dos trabalhos apresentados”, diz. Segundo a professora, os eventos têm reunido, além de grande número de pesquisadores ativos, editores de revistas e jornais importantes na área. Grupo Segundo Márcia Fusaro, o grupo foi constituído com o objetivo de fomentar o intercâmbio de informações científicas na área de pesquisa da educação matemática e gerar uma compreensão mais efetiva sobre a influência do psicológico nas relações de ensino/aprendizagem nesta área. “Na pesquisa contemporânea sobre estas relações e sobre processos de construção do conhecimento, abordagens sócio-histórico-culturais emergem com contribuições importantes nas investigações que vêm sendo realizadas”, diz a professora, para quem a demanda por constituição de grupos interdisciplinares vem atraindo pesquisadores de diferentes áreas de pesquisa em Psicologia, Educação Matemática, Educação e Educação em Ciências em geral. Programação Haverá ainda plenárias, fóruns de pesquisa, comunicações científicas, apresentação de pôsteres, grupos de discussão e grupos de trabalho, além de atividades culturais e turísticas, como viagem a Ouro Preto e passeio na Serra do Cipó. De acordo com a organização do evento, são esperadas cerca de 400 pessoas de vários países. O prazo final de inscrição vai até 16 de julho. Além da Conferência, serão realizados dois eventos satélites no mês de julho. Márcia Fusaro explica que alguns pesquisadores de outros países inscritos no PME34 foram convidados a compor a programação científica destes encontros, que acontecerão na Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 14 a 16 de julho e na Universidade Federal de Ouro Preto, de 26 a 28 de julho de 2010. Ambos serão gratuitos, com inscrições limitadas. Mais informações no site do evento.
A 34ª Conferência Internacional do Grupo de Psicologia da Educação Matemática é um evento do International Group for the Psychology of Mathematics Education, fundado em 1976 em Karlsruhe, na Alemanha, durante o terceiro encontro do International Comitee for Mathematics Instruction.
Com o tema Mathematics in different settings (Matemática em diferentes contextos/ambientes), a 34ª Conferência terá palestras de pesquisadores das Universidades de Oxford (Inglaterra), Lisboa (Portugal), Calgary (Canadá) National Taiwan Normal University (Taiwan) e Unicamp, entre outras.