Universidade Federal de Minas Gerais

Banda Sinfônica da UFMG e Banda da Aeronáutica fazem concerto na Escola de Música

quarta-feira, 19 de maio de 2010, às 7h33

A Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG se apresenta nesta quarta-feira, 19 de maio, às 18h30, no auditório Fernando Melo Viana da Faculdade, em concerto especial que contará também com a participação da Banda Asas de Minas do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar).

No programa, serão executadas as obras: Pentagon (Bernard Green); Canta Brasil (Alcyr Pires Vermelho, Davi Nasser); Vassourinhas/Passo de Anjo (frevo); Brasileirinho (Valdir Azevedo); Against All Odds (Phil Collins); Pavane pour une infante défunte (Maurice Ravel); O Trenzinho do Caipira, da Bachianas Brasileiras n° 2 (H. Villa-Lobos) Sinfonietta for Wind Orchestra (Calimerio Soares); Procissão dos Nobres - “Cortège” da ópera Mlada (Rimsky-Korsakov); Rhapsody in Blue (George Gershwin); Barão do Rio Branco - dobrado (Francisco Braga).

A Banda Sinfônica da UFMG tem regência e coordenação do professor Anor Luciano Júnior e a Banda do Ciaar é regida pelo Tenente Haroldo Raimundo de Almeida. Antes do concerto, às 17h40, o professor Anor faz palestra sobre o tema A banda sinfônica. A entrada é franca. O endereço da Escola de Música é avenida Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha. Os telefones para informações são:: (31) 3409-4700 e 3409-4718.

Banda
Criada há cerca de 11 anos anos, a partir do projeto de extensão Bandas desenvolvido na Escola de Música, o grupo propicia aos alunos de graduação e extensão, músicos militares e civis e instrumentistas em geral, as condições de atuarem profissionalmente, na execução dos instrumentos, em aspectos técnicos, na prática de regência e na performance em grupo.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG, o projeto produziu o CD institucional Hino Nacional Brasileiro, com três faixas do hino e outras obras do repertório tradicional, transcrições e originais para este tipo de formação. Além disso, o grupo participou de vários projetos de cunho acadêmico, performático e social, como capacitação de músicos de cidades do interior.

(Setor de Divulgação da Escola de Música)