Universidade Federal de Minas Gerais

Reprodução
Cedoc_Curitiba.JPG
Novo Cedoc abre documentos para pesquisa em LGBT

Acervo do primeiro Centro de Documentação LGBT do país que reúne produção acadêmica sobre o tema pode ser consultado na internet

quinta-feira, 20 de maio de 2010, às 7h20

As histórias de luta do segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) podem ser encontradas no Centro de Documentação (Cedoc) Luiz Mott - batizado com o nome do professor e antropólogo baiano que foi um dos principais líderes e pioneiros do movimento da comunidade LGBT no Brasil. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal, o novo centro é o único sobre o tema no País.

O Cedoc contém um acervo considerável e digitalizado, com mais de 2 mil arquivos sobre a temática LGBT, incluindo material de produção acadêmica (teses, dissertações, monografias e artigos) livros, vídeos, fotografias, periódicos, recortes de jornais, revistas e ainda a coleção completa do primeiro jornal direcionado ao público LGBT brasileiro, o Lampião da Esquina, que circulou de 1978 a 1981 em plena ditadura militar.

O Centro de Documentação Professor Dr. Luiz Mott, localizado em Curitiba-PR, é utilizado principalmente por jovens estudantes e desempenha, dessa forma, um papel educativo e de desmistificação da questão LGBT. A iniciativa é da ONG Grupo Dignidade do Paraná com apoio do Ministério da Cultura. Parte do acervo do Cedoc está disponível para consulta na página www.grupodignidade.org.br/cedoc.

(Secretaria de Comunicação da Presidência da República)