Universidade Federal de Minas Gerais

Pensamento de Baudelaire aplicado à pós-modernidade é tema de conferência de pesquisadora americana

quarta-feira, 26 de maio de 2010, às 7h52

As reflexões de Charles Baudelaire sobre a modernidade são o ponto de partida para a conferência que a pesquisadora Lauren Weingarden, da Universidade do Estado da Flórida, fará na próxima quarta-feira, 26, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Ela conclui temporada de um mês na UFMG a convite do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).

Segundo a pesquisadora, as teorias de Baudelaire (1821-1867) sobre as mudanças que ocorriam no século 19, especialmente em Paris, ajudam a pensar nas rápidas transformações por que passa o mundo contemporâneo, representadas pelas mídias digitais e pelas novas formas de publicidade, por exemplo.

Professora do Departamento de História da Arte da Universidade do Estado da Flórida, Lauren desenvolve estudos sobre arte moderna, arquitetura, linguística, teoria literária e interpretação interdisciplinar. Sua atuação na UFMG incluiu debates e estudos também sobre relações entre as diversas linguagens artísticas na compreensão de um momento histórico.

A conferência será aberta ao público. Outras informações pelo telefone (31) 3409-4123.