Universidade Federal de Minas Gerais

Equipe da UFMG constrói carro de corrida para participação inédita em competição nacional

sexta-feira, 4 de junho de 2010, às 7h24

O ronco dos motores pode ser uma barulheira insuportável para muita gente, mas, para os membros da equipe Toronado UFMG, soa como uma sinfonia. Embalados por esse som, eles construíram o TR-01, espécie de protótipo de carro similar aos usados na Fórmula 1. “Ver um desenho de computador se tornar um carro real é um grande incentivo”, diz o capitão da equipe e aluno de Engenharia Mecânica, Caio Cramer.

E é com motor, freios, embreagem e transmissão funcionando que os sonhos de Caio e sua equipe podem começar a acelerar mais rápido, rumo à VII Competição Fórmula SAE Brasil, que acontece em novembro, no campo de provas da Goodyear, em Americana (SP). “Será a nossa primeira participação no evento, que reúne equipes de todo o país”, afirma Caio.

A Fórmula SAE é uma competição anual organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (Society of Automotive Engineers) em que equipes formadas por estudantes de nível superior apresentam um carro de corrida. Os veículos, construídos e projetados pelos próprios alunos, são submetidos à avaliação de uma banca de juízes, responsável por examinar as qualidades do carro em diversas provas. No Brasil, a competição acontece desde 2004 e recebe, anualmente, em torno de 20 equipes de diversos estados. Os primeiro e segundo colocados ganham o direito de disputar a Fórmula SAE Internacional, realizada nos Estados Unidos.

“Para esse ano de estreia, nosso objetivo é cumprir todas as provas”, conta Caio Cramer. Ele explica que as avaliações da Fórmula SAE são regulamentadas e divididas em duas categorias: estáticas e dinâmicas. As estáticas acumulam 325 dos mil pontos distribuídos, e as dinâmicas os outros 675. Segundo o professor orientador da Toronado, Marco Túlio Faria, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, a Fórmula SAE é uma competição bem completa – e difícil. “Quase metade dos competidores são eliminados já nas provas estáticas, que avaliam o projeto de engenharia e planejamento do carro.”

Já as provas dinâmicas testam o desempenho em pista do veículo apresentado (leia na página ao lado). Durante os testes, as equipes são obrigadas a trocar várias vezes de pilotos, para que a performance avaliada seja exclusivamente a da máquina. “Isso dificulta a vitória de uma equipe por ter um piloto acima da média, mesmo que o seu carro não seja o melhor”, explica Marco Túlio.

O professor ressalta que esse rigor é um dos principais responsáveis por despertar a união entre os membros da equipe, uma vez que eles precisam se dedicar intensamente ao projeto. “Apesar de dividirmos os membros em algumas áreas de atuação, há uma grande interação entre elas, o que é muito importante para a sua formação acadêmica e profissional”, afirma.

A Toronado UFMG conta com 10 integrantes de três cursos da Engenharia (Mecânica, Produção e Controle e Automação), além do professor Marco Túlio. Os alunos estão divididos em grupos para atuar nas áreas de aerodinâmica, chassi, comandos e direção, eletrônica, motopropulsor e suspensão. Há também um grupo responsável pelo trabalho de comunicação e gestão da equipe.

Para os próximos meses, a Toronado pretende organizar processo seletivo para preencher mais seis vagas, lembrando que, segundo os regulamentos da SAE, cada equipe pode ter no máximo 20 integrantes. Segundo o professor Marco Túlio Faria, seria interessante ter alguém com maior conhecimento de marketing para atuar na divulgação e captação de recursos. “A participação no projeto é uma atividade voluntária, mas permite que os alunos apliquem os conceitos aprendidos em sala de aula”, ressalta.

Pedras no caminho
Segundo Caio Cramer, a ideia de criar uma equipe de Fórmula SAE da UFMG surgiu no segundo semestre de 2008. “Eu estava assistindo a alguns vídeos de outras equipes na internet e achei incrível. No mesmo dia, procurei o professor Marco Túlio para contar a minha ideia e ele aceitou participar”, lembra Caio. Aos poucos, a equipe foi ganhando novos integrantes e recebeu o nome Toronado em homenagem a um carro produzido do final da década de 60 até o início dos anos 90 pela Oldsmobile, subdivisão da General Motors.

O projeto do primeiro veículo da equipe começou a ser elaborado em abril do ano passado e, desde essa época, percebeu-se a dificuldade em conseguir recursos para compra das peças. “O custo de um carro de Fórmula SAE é muito alto, girando em torno de R$90 mil”, afirma Caio. “Como não tínhamos todo esse dinheiro disponível, tivemos que adaptar peças de outros veículos ou comprar usadas. Essa aquisição de componentes nos custou aproximadamente R$15 mil, um valor bem abaixo do ideal.”

O projeto acaba de ter financiamento de R$17 mil aprovado pela Fapemig, mas o grupo busca novos patrocinadores. “É a nossa maior dificuldade. Precisamos de mais recursos para construir um carro mais potente”, afirma o orientador Marco Túlio Faria. Ele conta que o motor utilizado no carro, por exemplo, é adaptado de uma moto, e algumas peças da transmissão foram retiradas de um Palio. O chassi foi feito de aço e soldado pelos próprios alunos para reduzir os custos. A fabricação da maioria das peças e a montagem do veículo ocorrem no Centro de Pesquisas Hidráulicas e Recursos Hídricos (CPH). Outra dificuldade é a inexistência de uma pista adequada para testes na UFMG.

“Apesar dos problemas, conseguimos construir um veículo fiel ao que tínhamos planejado e considero isso uma grande vitória”, afirma Caio. Mesmo com poucos membros e orçamento limitado, a Toronado conseguiu montar um carro funcional em pouco mais de um ano. Para Marco Túlio, a dedicação da equipe é a principal responsável pelos resultados obtidos. “Trabalhamos no projeto oito dias por semana”, brinca. Caio, que passa quatro horas por dia no CPH desenvolvendo o veículo, conta que é uma realização pessoal ver o projeto que ele imaginou ganhando forma e velocidade. “É um trabalho voluntário que vejo como um investimento pessoal”, conclui.

Competição acirrada
Confira as provas que o carro da Toronado terá que cumprir na Fórmula SAE Brasil:

Estáticas
1. Inspeção técnica: avaliação confere se o veículo está dentro dos padrões exigidos no regulamento. Não vale pontos.
2. Custo e manufatura: a equipe deve reportar quanto foi gasto na produção do carro, listar as peças usadas e detalhar o processo de construção e montagem da máquina.
3. Apresentação: testa a capacidade da equipe de “vender” o seu projeto para um grupo de executivos (no caso, os próprios juízes da competição).
4. Projeto: avaliação de todos os itens desenhados pelos alunos.

Dinâmicas
1. Aceleração: avaliada em uma reta de 75 metros.
2. Skid-pad: avalia a habilidade do veículo para realizar curvas de raio constante em uma pista plana com formato similar a um número oito deitado.
3. Autocross: os pilotos devem concluir um percurso pré-estabelecido no menor tempo possível e com o menor número de penalidades. Cada equipe toma seu tempo separadamente. O teste faz uma avaliação prévia da dirigibilidade e capacidade de manobras do veículo antes da prova principal da competição.
4. Enduro: testa a performance geral do carro, especialmente sua durabilidade e resistência. Dois pilotos se revezam para completar a pista de 22 quilômetros sem que a equipe possa fazer ajustes ou correções técnicas na máquina. É a prova principal da Fórmula SAE, responsável por 30% da pontuação total.
5. Economia de combustível: essa avaliação é realizada junto com a prova de enduro. O veículo deve ser capaz de completar o percurso de 22 quilômetros sem ser abastecido.

(Boletim UFMG, edição 1696)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente